terça-feira, 8 de julho de 2008

ÚLTIMA MENSAGEM


REFLEXÕES FINAIS



Primeiramente quero explicar o mal entendido quanto ao uso da palavra “ridículo” nas minhas considerações finais. Se pararmos para analisar, eu é que me sentiria desta maneira ao fazer tal afirmação. Em nenhum momento me referi a aulas, conteúdos, professores, tutores ou situações apresentadas. Muitas vezes já ouvi a expressão “O papel aceita tudo”, mas não concordo com isso. Preciso ser honesta comigo mesma para poder me olhar nos meus próprios olhos todos os dias. Com isto concluo que estaria mentindo se afirmasse que foi aprendizado a temática “Tempo e espaço”, o que realmente houve é um novo olhar, com mais amplitude e aplicabilidade.
Como em todos os outros workshops sempre salientei que é com muita alegria e satisfação que completo mais um semestre na minha conquista pessoal.
E percorrendo este semestre posso afirmar que:
a) Aprimorei o uso do computador, pois passei a utilizá-lo para, além da confecção dos trabalhos obrigatórios, servir de fonte de aprimoramento pessoal e profissional. Pois utilizei muito sites da Internet para complementação das minhas pesquisas.
b) Foi um semestre que não trouxe uma grande aquisição de conhecimentos, mas, sim um aproveitamento de coisas já sabidas e um novo olhar para poderem ser aperfeiçoadas e ampliadas. (conceitos de tempo e espaço)
c) Na confecção das tarefas pude refletir e escolher o que mais preciso trabalhar e ressaltar e o que realmente atinge as minhas crianças. Uma delas foi que: o meu comprometimento com a natureza tem que ser real e os objetivos realizáveis e ponderados.(Vamos salvar as baleias).
d) Consegui através das leituras dos fóruns encontrar anseios, afirmações, negações iguais ou semelhantes às minhas, o que me fez me sentir igual a todos, não como um peixe fora d’água.
e) Senti o valor de poder partilhar ou de expor os meus sentimentos e as minhas opiniões no blog e ser aceita nelas, independente de ser ou não o mais correto de acordo com as exigências (fui avisada que algumas reflexões não seriam válidas).
f) Ao ter que refazer o meu PIE tive oportunidade de analisar profundamente as reações dos meus alunos, quanto a acertos e erros das atividades e foi com a vibração deles que me decidi pela matemática, cheguei à conclusão que vibram por ser sempre uma resposta exata, eles estão vivendo o acerto rápido.
g) Como já coloquei em um momento no meu blog. A disciplina de matemática nos trouxe muita busca de atividades, mas pessoalmente tinha outras expectativas que era talvez acrescentar algum detalhe que muitas vezes fazem a diferença em um aprendizado. Mas como foram muitas as atividades e obviamente não consegui olhar as atividades das colegas, talvez esteja aí o que esperava encontrar. E minha grande esperança é poder utilizar brevemente o laboratório em minha escola para trabalhar com o proposto nos desafios da disciplina.