sexta-feira, 24 de outubro de 2008

PPP's E REGIMENTO ESCOLAR


Ao produzir a análise da importância e validade dos PPP’s e Regimento Escolar para a formatação de uma escola democrática me deparei com a seguinte verdade que vale a pena ser repensada.
“A realidade da escola é o que ela desejaria fazer, mas também o que ela faz.”
Para fazermos tal afirmativa precisamos saber que os PPP’s são a lama da escola e o Regimento Escolar determina como essa alma vai ser expandir e ser respeitada.

FINACIAMENTO DA EDUCAÇÃO


Com tudo o que vimos e estudamos sobre a evolução da Educação ao longo dos tempos, ficou a certeza que muito já foi feito mais ainda temos um longo caminho a percorrer até que possamos afirmar que a Educação contempla os princípios de liberdade, solidariedade tendo como finalidade o desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da Cidadania.

PROJETO DE APRENDIZAGENS



Como estamos chegando na reta final do nosso Projeto de Aprendizagens, muitos conhecimentos e certezas eu adquiri sobre o que: trabalhamos, pesquisamos e elaboramos sobre o tema. Mas o que mais valeu foi aprender a diferença entre um projeto feito de estudos que utilizamos no nosso dia a dia e um projeto compartilhado entre vários segmentos. Projeto este que, com certeza, acrescenta muito na elaboração do conhecimento do aluno e nosso.

AMOR MADURO


Nosso projeto de Psicologia tem como tema o “amor”. Fiquei com o “amor maduro” para desenvolver; E esta pesquisa tem me feito pensar e ponderar muito sobre a diferença de amor maduro e amor na idade madura. E a maior descoberta foi: é que eles não são pares entre si.
Porque nem sempre ma idade madura temos um amor maduro. E também nem sempre o amor maduro precisa estar acontecendo em uma pessoa de idade madura.
Mas descobri e tenho certeza que amor é tudo na vida.

sábado, 4 de outubro de 2008

Linha de Tempo

Consegui fazer, aqui vai o link

Linha de Tempo

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

MÍDIA



Ao ler a Revista Pátio de Agosto a outubro de 2008, nº 47 encontrei na última página esta gravura que tem muito ou tudo a ver com o nosso trabalho sobre “Mídia”. Nela podemos avaliar a diversidade de pensamentos quando se fala em comunicação.

DEMOCRATIZAÇÃO



É evidente que na nossa memória e no nosso conhecimento temos muitas informações sobre a nossa história como país. Mas a confecção da linha de tempo e a leitura das diversas Constituições, pelo menos na área da Educação, se tornou interessante e acrescentou bastante aos meus saberes, visto que acho que não é hábito estar lendo Constituições, a não ser que seja necessário, ainda mais quando são as mais antigas. Mas ver a evolução dos diversos setores e os compromissos que os diversos órgãos governamentais vieram assumindo durante este tempo foi muito esclarecedor para se poder traçar um parâmetro de avaliação na área e também ver que a afirmação de que “a democratização de setores é gradual e lenta até que se atinja o ideal e o total”, sendo real encontrar diversos obstáculos na caminhada

ENTREVISTAS



Nosso grupo está bastante ativo nas pesquisas e no andamento do trabalho e fazer a tabulação das minhas entrevistas me mostrou um pouco da realidade que pode nos fazer pensar muito sobre o caminho de nossas crianças:
· A TV influencia em muitos setores com bastante peso, mas, quando chega no pessoal, as crianças sentem a influência, mas precisam também gostar.
· Muitos, assistem televisão sozinhos e neste momento fica a certeza, de não haver a escolha certa e adequada para cada idade.E como o rádio, nesta classe social, ainda é meio de comunicação atuante

AMOR





Não posso afirmar que foram muitas as aprendizagens sobre o tema “Amor na idade madura” pois ainda estamos em fase de pesquisas, leituras e buscas de fundamentos para a elaboração do trabalho, mas estou me deliciando, pois pela minha idade consigo me reportar a diversos momentos relatados nas leituras feitas.