segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ESTOU FELIZ


Estou feliz por diversos motivos, entre eles por ter concluido mais um semestre e por, neste momento, dizer obrigado e desejar um bom Natal, um Ano Novo repleto de luz, paz, amor, saúde e prosperidade e que possamos descansar e nos reencontrar em 2009 cheias de gás.

PORTFÓLIO FINAL DE SEMESTRE 2008 - 2


ABORDAGEM 1
A escola como instituição pública, sua organização e gestão;

Trabalho na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helena Câmara há 15 anos. Durante esse tempo muitas colegas passaram deixando algumas colaborações e outras decepções.
Fui orientada, durante grande parte desse tempo pela mesma equipe diretiva que sempre procurou acompanhar, com muita abertura e pulso firme, para que todas as oportunidades de um desenvolvimento e aplicação da democracia, que nada mais é que a liberdade de escolha, na Gestão Escolar acorresse, e que como escola, tivéssemos o crescimento necessário para sermos uma instituição que respeita e busca a cidadania.
Como toda instituição pública ou não a escola necessita de regras para que exista o menor número possível de dúvidas e conflitos.
Para que possamos fazer uso da autonomia que nos é concedida na Gestão Democrática se faz necessário à criação ou atualização de toda uma documentação que aborde as diretrizes a serem respeitadas e desenvolvidas.
Lembrando que Gestão Democrática é um processo que exige compartilhamento das decisões com a participação da comunidade e local, é um processo em construção que envolve toda a organização da educação e permite a emancipação social. A Gestão Democrática implica em processos participativos, envolve toda a comunidade, é garantida por normatizações, caracteriza-se pelo funcionamento de diversos segmentos escolares e possui dimensão nas áreas financeiras, administrativas, pedagógicas e relacionais porque é baseada no artigo 205 de nossa Constituição federal de 1988 que diz claramente:
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

As políticas educacionais, ao longo desses anos, têm proporcionado o crescimento da educação no país para novas responsabilidades. Novas formas de cooperação estão surgindo e fazendo com que todos os envolvidos tenham o interesse em se transformar, crescer e buscar metodologias para novas aprendizagens e soluções.
A minha escola, como instituição Pública Estadual mantém a sua organização e gestão dentro dos princípios de uma democracia formadora e propulsora da cidadania, buscando adaptar às suas regras, Projeto Político Pedagógico (PPP) e Regimento Escolar ao momento e as necessidades que se fazem presentes.
Constantemente estamos revendo as diretrizes que regem a escola. Esse ano teve como meta, rever o PPP. Para isso fizemos a leitura do mesmo e em conjunto estamos alterando o que se faz necessário para que sempre haja crescimento. O meu olhar sobre esse processo ou sobre a importância do mesmo, se modificou quando fizemos o quadro sobre as diferenças existentes entre a gestão democrática e a autoritária. Tenho procurado analisar e refletir sobre cada detalhe a ser considerado. Como nos obrigamos a reler os PPP e o Regimento Escolar completo, tomamos conhecimento mais abrangente sobre as suas necessidades e sua importância. Alias nesse momento de releitura descobri muitos detalhes que haviam passado desapercebido sobre o gerenciamento de uma escola, que nada mais é do que o espaço onde precisamos conviver com transparência, participação da comunidade que deve ter acesso a informação e ao espaço escolar e que a realidade social da escola precisa ser respeitada para que todos possam crescer.
Espaço este que com os poucos recursos humanos e o grande número de alunos que a escola tem, a equipe diretiva, coordenação e supervisão tem conseguido manter, talvez não o ideal, mas o real e possível para que se consiga ser, como escola, aprazível, abrangente, acolhedora, justa e formadora.



ABORDAGEM 2
A escola do ponto de vista de um espaço de convívio, conflitos típicos da idade adulta e desafios na relação professor-aluno;


Como afirmei anteriormente a escola é um espaço com regras, conceitos e atitudes de convívio. Para superar conflitos e desafios é necessário adaptar esse conviver para que haja harmonia entre seres e setores.
Temos nesse contexto nos deparado com situações que muitas vezes, nos parecem impossíveis de encontrar uma solução lógica e coerente devido ao desenvolvimento emocional e intelectual de cada envolvido que de acordo com Piaget precisa ser integrado tendo períodos de aquisições uns posteriores ao outros e esse desenvolvimento parte do meio, mas é individual, isto é, as influências de convivência social formam cada indivíduo e para tal precisamos respeitar os estágios de desenvolvimento cognitivos de cada idade.
E na relação professor/aluno bem Maturana (2001, p.29) nos diz:
“A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de modo que o seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro”.
Com a análise do regimento Escolar que nos orienta como agir em determinados momentos, de maneira única fica claro que precisamos gerenciar os conflitos da melhor maneira entendendo que todos nós os temos e que a responsabilidade de nossos atos é nossa. Assim interagir é necessário, mas de maneira a não ferir, sobrepor ou diminuir quem quer que seja,
Como seres adultos, muitas vezes estamos cientes do resultado de várias atitudes tomadas pelas crianças e jovens com que convivemos na comunidade escolar. Porém temos que ter o cuidado de não tomarmos decisões que tolham os princípios e os direitos básicos da cidadania.
Formar um ser é um longo caminho a percorrer e precisamos fazer de maneira a unir família/escola – pais/professores.
Todos precisam sentir quando começa uma responsabilidade e termina a outra para que não haja interferência de valores que iram prejudicar o desenvolvimento e o amadurecimento de cada ser no seu tempo.
Assim como em todos os lugares a escola abriga diversos seres, de pensamentos, idéias e ideais diferentes que precisam viver de maneira o mais harmoniosamente possível. A análise das fases da vida adulta me trouxe uma certeza a mais na tomada de decisões e atitudes com relação a acontecimentos oriundos de conflitos ocasionados com a vivência do grupo.
Preparar o aluno para que obtenha sucesso na sua caminhada tendo a menor taxa de problematizações no período escolar, baseado no que lhe espera na vida adulta. É um momento de lançar um novo olhar sobre cada um. Pois cada um é um ser único, completo, cheio de energia que depende de uma boa condução para manter íntegro o seu íntimo que obviamente gerará um futuro que se refletirá em muitos outros futuros.
E amorosamente precisamos, nós como educadoras, manter o ritmo de crescimento e amadurecimento para formar seres dispostos a seguir em frente.



ABORDAGEM 3
A escola como espaço de aprendizagens, descobertas e inovações do aluno e do professor.

Ao fazer os projetos de aprendizagem e temático de psicologia realizei grandes descobertas sobre à valia dessa ferramenta de ensino e aprendizagem. Ficou muito fácil e completa a aquisição do conhecimento e principalmente da compreensão do assunto tratado e estudado. Um exemplo típico foi em nosso curso o temático de psicologia sobre o amor que foi um tema que fluiu e nos empolgou. Utilizei a mesma base do projeto com as crianças, tratando da amizade. Ele foi mais uma busca de opiniões e formulação de texto sobre o assunto que rendeu muitos bons conceitos sobre o tema e nos propusemos agora a cultivar estes conceitos e opiniões para que renda bons frutos de integração e transformação da convivência entre os membros da comunidade escolar. Este mesmo entusiasmo foi demonstrado no projeto sobre mídia, onde as crianças se sentiram muito importantes as saberem que estavam participando de uma pesquisa sobre as suas vidas. Esta visão de contato com as suas vivências trouxe muito interesse para as crianças e a mim que estou buscando formular e pesquisar novos assuntos que propiciam uma interação e uma formulação de opiniões.
Neste semestre tivemos a oportunidade de realmente entender muitos “por quês” da existência de tanta burocracia, mas também tivemos a oportunidade de verificar e refletir sobre a importância de cada um, que reverte em benefício para a solução e o bom andamento de todo o processo Educação/Escola.
Fazer o melhor uso de todas essas ferramentas foi o ponto marcante deste aprendizado, pois permitiu que novas descobertas fossem proporcionadas e assim como pesquisas temáticas, participações de entrevistas entre outras levaram todos a se sentirem fazendo parte do todo a que fazem parte e são praticamente os atores principais. Porque não partimos mais do preceito que o professor decide tudo e tem o total controle.
Hoje temos o conhecimento desse equívoco que sempre tomou parte do cotidiano do professor.
Hoje partimos do princípio que o aluno tem sua bagagem de conhecimento e a partir daí ele irá monitorar, interagir e construir o seu conhecimento e precisamos entender que o professor tem novo papel nesse contexto que praticamente é conduzir, ativar e estimular as novas conquistas e as aprendizagens.

REFLEXÃO FINAL DE SEMESTRE


Como todo final de alguma coisa temos o dever de refletir sobre tudo o que aconteceu neste contexto, muito mais no final de um semestre de um curso de formação. Durante estes últimos meses adquiri muitos conhecimentos que somaram aos que tinha, realizei aprendizados que ampliaram o meu olhar sobre a educação e seus controles e fundamentos, descobri diferenças entre conhecimentos e trabalhei um pouco mais sobre o "ser humano" para poder melhor entendê-lo. Foi mais um aprendizado. E durante este período, ouvi uma colega dizendo que a UFRGS e obviamente os seus professores conseguiam fazer com que aprendessemos o que era necessário, pios diversas vezes fiquei pensando o por que? de determinado assunto ou disciplina, ou como ela estava sendo abordada, mas tenho a a grata satisfação de agora sentir que tudo se encaixa e de uma maneira lógica e abrangente, estamos senso envolvidas pelo conhecimento numa crescente e completa estrutura. Parabéns para toda a equipe do PEAD que está nos conduzindo durante este curso que por ser à distância, para muitos é falho e fácil no que estão muito enganados.

Posso afirmar que durante estes cinco semestres novos olhares se formaram e se firmaram que é o mais importante. Complementaram, com grande valor, a experiência de todos os professores que dele usufruim.