quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EIXO VII


            Tivemos no EIXO VII, segundo semestre de  2009 as seguintes disciplinas:
·         Linguagem e Educação
·         Didática e planejamento
·         EJA – Educação de Jovens e Adultos
·         Libras
·         Seminário Integrador VII ( projetos)

Mais uma vez diversas disciplinas construíram mais um semestre do Curso de Pedagogia modalidade EAD. Disciplinas estas que serviram para renovar os conhecimentos já adquiridos na nossa caminhada, também para lançar novos olhares sobre as nossas atitudes perante o processo ensino/aprendizagem.
 Linguagem e Educação  promoveu a discussão e o entendimento:
  Letramento X alfabetização
  Alfabetização x letramento.
            Tiradas as dúvidas sobre as diferenças deste processo ficou a certeza que eles devem andar juntos.
Confirmamos a facilidade das crianças “viajarem” e a utilizarem a criatividade e a imaginação na sua realidade que é um subsídio para o desenvolvimento.
Ter uma criança letrada além de alfabetizada é que faz a diferença na formação e na composição de sua cidadania e é o objetivo amplo da aprendizagem.

Em Didática e Planejamento conseguimos rever os nossos conceitos de: O que, para que, por que e como? Desenvolver determinadas habilidades, e o que buscamos neste desempenho e também vislumbramos novos olhares e caminhos para termos a avaliação como uma aliada do processo ensino/aprendizagem.
Planejamento como principal de certeza no que estamos oferecendo ao nosso aluno.
            Este desempenho fez buscar no nosso baú de conhecimentos e experiências tudo aquilo que já vivemos na profissão e o quanto é necessário mantermos a responsabilidade de utilizar uma metodologia coerente.

Na EJA rever os nossos objetivos e definições sobre a aprendizagem e modifica-los para se adaptarem ao aluno da EJA é um trabalho de muita compreensão e diplomacia. Colocar no pensamento de um ser com trajetória já vivenciada e que em determinado momento necessita construir e decodificar símbolos já ultrapassados para a sua etapa cognitiva é um processo que requer muita visão de mundo.
Que as leis e normas criadas para esta modalidade não sejam esquecidas e que oportunize sempre este modalidade de Educação. Que o ideal de Paulo Freire não seja esquecido.

Libras foi a surpresa do semestre. Foi o momento de liberar tabus e preconceitos através do conhecimento da história e vida de um surdo. Um ser com NE (necessidades especiais), mas com condições de viver dentro dos propósitos de cidadania.
Libras é uma língua, um modo de falar e não somente de se comunicar. Hoje o ser surdo é dono de suas atitudes.

Seminário Integrador - voltamos novamente aos Projetos de Aprendizagem e conseguimos terminar com nossas dúvidas sobre como planeja-los, realizá-los e torná-los parte do nosso dia a dia na busca de complementar o conhecimento através de certezas.
Trabalhamos com a dança, onde tiramos as nossas dúvidas, afirmamos as nossas certezas e acrescentamos conhecimentos.
Este momento me levou a acreditar no que pesquisamos e trouxe este pensamento como afirmação de Santo Agostinho:
Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança! Ser humano aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você”.
Fazer a síntese dos Pas também nos trouxe aprendizagens marcantes.
Mais um semestre terminou deixando no seu interim um grande bloco de conhecimento e oportunidade de novos olhares sobre o nosso trabalho.