sábado, 13 de setembro de 2008

PROJETOS


Como quase nunca trabalhamos com projetos na minha escola, estou bem interessada em começar com este modo de trabalho para isso estou formatando em meu pensamento um projeto para incentivar a leitura como fonte de conhecimento e aprendizagem. Baseada em que as crianças têm preguiça de ler, pois quando pegam livros na biblioteca procuram os com grandes gravuras e pouca escrita. Para que haja mais interesse estou primeiramente uma ficha de leitura com perguntas que façam o leitor se tornar o personagem principal da história, que se torne fator integrante da história. Estou ainda testando as perguntas, para cada vez mais, deixá-las interessantes e envolventes. Quando tudo estiver bem organizado quero, ai sim, formular um projeto amplo e envolvendo todas as disciplinas a partir da leitura de historinhas infantis. È o meu primeiro projeto feito através de uma pesquisa mais aprimorada. Espero alcançar bons resultados
Esta vontade veio da grande variedade de sugestões que tenho lido nos fóruns até agora onde temos trocado muitas idéias e sugestões interessantes, que estão acrescentando muito.

1 Comment:

Suelen Assunção said...

Magali querida!
Que bom que estás com novas idéias sobre o trabalho com projetos. Esta problemática da criança como preguiçosa para a leitura merece, com certeza, a atenção dos educadores.
Está preparando uma ficha de leitura, com o intuito de fazer do leitor o personagem da história. No entanto - só em nível de contexto de teorias - o trabalho com projetos de aprendizagem (no PEAD) está se constituindo a partir de perguntas que o próprio autor do projeto - no teu caso, os teus alunos - têm dúvidas/interesse.
Desta forma, a tua proposta com projetos, pelo que entendi, não corresponde exatamente à proposta do PEAD. Estou certa?
Mas, mesmo que tua proposta for diferente, não quer dizer que não dê certo. Pode, SIM, dar muito certo. Afinal, tu conheces teus alunos, tu sabes de suas dificuldades, e tu és a professora deles.
Beijão no coração
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V