sábado, 30 de agosto de 2008

VIDA ADULTA


VIDA ADULTA

Estudar as crianças com suas características e situações sempre é o meu objetivo como professora das séries iniciais, mas procurar entender o adulto para mim está sendo muito bom, pois neste momento posso avaliar as falhas cometidas na infância.

PERGUNTAS


PERGUNTAS


A questão das perguntas sempre foi intrigante. Esta parte da disciplina está fazendo com que eu busque reformular bastante o meu trabalho de interpretação junto ás crianças. Estou tomando cuidado de “abrir” os meus questionamentos para que haja uma necessidade de busca de respostas mais amplas e completas.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES




COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES

Todo este estudo sobre as competências e atribuições dos níveis governamentais não é novidade para mim, mas analisar com mais profundidade me forneceu subsídios para buscar novos entendimentos.

MAPA CONTEXTUAL


MAPA CONTEXTUAL

Foi muito gratificante poder analisar o mapa contextual sobre gestão democrática e poder compará-lo com a minha escola, ver como estamos bem estruturados e com vontade de cada vez mais acertar.

NA E DA EDUCAÇÃO


NA E DA EDUCAÇÃO

Na e da educação duas palavras tão pequenas que utilizadas juntas às outras tem significados diferenciados. Diferenças estas que ficaram muito evidentes no texto: “Gestão democrática na e da educação, concepções e vivências” que acrescentaram muito ao meu conhecimento.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

OBRIGADO


Tive a grata satisfação de, ao verificar as atividades propostas, que os nossos pedidos de prazo, local de postagem foram acatados pelos professores. E me “incomodo”, com as eternas reclamações que ouço nas aulas presenciais, que tiram o tempo do nosso aprendizado necessário.
Espero que minhas colegas entendam que precisamos seguir em frente em tanto individualismo.
Sei que muitas vezes fui crítica diante alguns pontos, mas também sei reconhecer quando nos dão o retorno do que pedimos. Obrigada pelo que nos foi concedido.

domingo, 10 de agosto de 2008

MEU TEMPO HOJE E NO PRÓXIMO SEMESTRE


Estamos retornando às atividades no nosso quinto semestre do curso.
Durante o período inicial, muitos acertos de horários e modo de viver foram necessários.
Como características pessoais tenho a responsabilidade e a versatilidade de fazer as leituras e as atividades propostas.
Tenho o dia muito cheio de atividades, praticamente todos os momentos são preenchidos. Por este motivo tenho atividades que são simultâneas, Exemplo: Olho TV enquanto me arrumo pela manhã assisto o Bom Dia Rio Grande que me põe a par de algumas notícias e olho o Jornal do Almoço enquanto almoço.
Moro somente com o meu filho de 22 anos que não exige tempo determinado de atenção, conversamos na hora do almoço, jantar ou enquanto faço as minhas atividades de “dona-de-casa”. E é neste tempo também que fico com o meu neto de 6 anos.
Nas segundas e terças, quando tenho reunião e trabalho em um Centro Espírita, encurto o tempo de trabalhos na casa, o mesmo acontece nas quartas que tem aula presencial.
Nas quintas das 18 horas até a meia noite, e das 20 horas de sábado até a meia noite de domingo são dedicados total e exclusivamente ao meu namorado, a momentos de lazer, descanso, família e coisa que gosto de fazer só ou acompanhada.
Utilizo às 2 horas diárias de estudos para as leituras e execução das atividades e no sábado mais ou menos 7 horas para digitar, copiar novas atividades e postar outras.
Obviamente que em determinadas ocasiões preciso fazer algumas mudanças para preencher alguma lacuna que ficou incompleta, mas sempre consigo conciliar.
Ao meu ver, consigo organizar bem o meu tempo, pois nunca fica atividades pessoais, profissionais ou acadêmicas em branco ou em atraso, o que pode ser verificado pela responsabilidade das postagens no lado acadêmico, pelo estar sempre em dia com o profissional e o pessoal está ótimo, pois não sinto falta de mais momentos só para mim.
A única coisa que, algumas vezes, acho é que durmo pouco, mas consigo recuperar no fim de semana.
Para o próximo semestre acredito que continuarei da mesma maneira que venho conduzindo até agora, pois sou adepta do lema: “Em time que está ganhando não se mexe”. Não gosto de deixar as coisas para a última hora e esta maneira de ser permite que quando aparecem imprevistos consigo contorná-los.
O meu tempo é assim distribuído como podem ver na tabela do meu wiki