sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LEMBRANÇAS


Elaborarmos as pesquisas para a posterior confecção do Pôster desta disciplina tem me feito pensar e procurar esclarecimentos sobre como se sentem as pessoas que não tiveram acesso a alfabetização.

Isto trouxe a lembrança de uma senhora de idade que trabalhava para minha mãe quando eu era pequena, de quem eu gostava muito, ela me levava para a escola e me aconselhava muito para sempre estudar e não ser “burra” como ela dizia que era. Hoje penando sobre o que ela me falava não consigo vê-la “analfabeta” pois era de uma vivência tão grande. Viveu após a escravidão, sentiu na pele o preconceito, mas era uma doce criatura, pena que ao teve a oportunidade de estudar, até que eu dava umas aulas para ela, mas ela só ria.

Pensando neste momento do passado só posso confirmar: que bom que existe A EJA e que leis a protegem para que não seja somente algo mais que ficará esquecido.

 

 

1 Comment:

Marga said...

Viste como estar em formação influencia na leitura de mundo? Que maravilha a tua perceção em relacionar a Importâcia de fazer parte do Pead e o conhecimento da Legislação vigente para garantir que os direitos que qualquer cdadao esteja sendo respeitado e aplicado. abraços!