sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DANÇA


Estamos em fase de complementação dos PAs . Como é um tema escolhido por nós e muito prazeroso, todas as pesquisas e buscas que fiz, também são prazerosas. Descobri muita coisa sobre dança que responderam as nossas dúvidas e a nossa pergunta e ainda acrescentou muito, pois muitas curiosidades envolvem a história da dança como:

·         Ela a mais antiga das artes.

·         Inicialmente era individual e se relacionava com as conquistas amorosas.

·         O sapateado é o resultado da tentativa de aquecer os pés dos holandeses dentro dos seus tamancos que começaram a brincar com os sons.

·         Que hoje a utilizamos para transpor dificuldades físicas e emocionais.

Tudo isto demonstra que buscar mais profundamente um assunto se torna além de prazeroso uma fonte de conhecimento mais amplo e profundo.

LEMBRANÇAS


Elaborarmos as pesquisas para a posterior confecção do Pôster desta disciplina tem me feito pensar e procurar esclarecimentos sobre como se sentem as pessoas que não tiveram acesso a alfabetização.

Isto trouxe a lembrança de uma senhora de idade que trabalhava para minha mãe quando eu era pequena, de quem eu gostava muito, ela me levava para a escola e me aconselhava muito para sempre estudar e não ser “burra” como ela dizia que era. Hoje penando sobre o que ela me falava não consigo vê-la “analfabeta” pois era de uma vivência tão grande. Viveu após a escravidão, sentiu na pele o preconceito, mas era uma doce criatura, pena que ao teve a oportunidade de estudar, até que eu dava umas aulas para ela, mas ela só ria.

Pensando neste momento do passado só posso confirmar: que bom que existe A EJA e que leis a protegem para que não seja somente algo mais que ficará esquecido.

 

 

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO


Duas questões diferentes que estão muito retratadas em todo o nosso curso. Já não é a primeira vez que trabalhamos este assunto. E cada vez mais tem a visão da importância e da valorização de cada parte. E com o grande crescimento do envolvimento social da escola com o aluno, onde hoje já não temos mais só o papel de transmitir conhecimento se faz necessário tomar consciência de todo o contexto que envolve a “educação” na atualidade.

 

PLANEJAMENTO


Estamos em uma parte da disciplina muito importante e também polêmica, pois a tendência do professor que, com muitos anos de experiência em regência de classe, acha que o planejamento é desnecessário. O que não é meu caso, pois não consigo desenvolver as minhas aulas sem um esquema de trabalho.

            Ler o texto trouxe a tona lembranças de um começo de carreira, ou de estudo onde buscar os objetivos específicos era motivo de muita pesquisa. Acredito que hoje, o objetivo é o foco e são mais amplos e verdadeiros, pois sendo mais amplos conseguimos atingi-los com mais certeza do aprendizado.

            O mapa conceitual que coloquei expressa com poucas palavras o circulo que deve reger o nosso planejamento.

ENCANTAMENTO


 

A aula presencial sobre libras foi fantástica, a professora Janaína, com total interação com sua interprete, nos passou uma visão diferente das dificuldades dos surdos.

Através da aula consegui sentir como a comunicação em gestos é possível e agradável, com certeza difícil. Para nós fazermos o alfabeto em gestos gerou até câimbras. Mas demonstrou que tudo é possível superar, principalmente quando existe determinação para tal.

Continua a expectativa sobre as atividades que iremos desenvolver. Ficou o encantamento com a felicidade e o desprendimento da professora ao lidar com a sua “deficiência”.

Ao fazermos os sinais, lembrei-me de como as crianças gostam de fazer os gestos, pois alguns livros didáticos trazem o alfabeto de libras e eles adoram utiliza-lo. Tanto que durante este ano fizemos esta atividade onde cada aluno fez o seu nome com sinais. Gostaram tanto que volta e meia eles ainda se comunicam e até decoraram algumas palavras.

domingo, 6 de setembro de 2009

PARECER


Conversamos muito sobre o EJA e pude constatar que muitas das minhas colegas já tem a experiência neste setor o que me trouxe bastante curiosidade sobre tal.

            Apesar de ser um pouco cansativo se apropriar do Parecer 11/2000, está sendo interessante e até despertando a curiosidade.

            Descobrir que houve realmente uma preocupação que se adapte a aprendizagem com princípios de igualdade e liberdade a todas as idades é muito gratificante e esta tomada de atitudes vem bem ao encontro do que Comênio salienta em sua “Didática Magna” – TUDO PARA TODOS.

EXPECTATIVA


Nesta quinzena, quanto a esta disciplina ficou somente a curiosidade e a expectativa de como será.

            Espero na próxima vez poder inserir aprendizagens também nesta disciplina.

 

COMÊNIO


“Age idiotamente aquele que pretende ensinar aos alunos não quanto eles podem aprender, mas quanto ele próprio deseja”.

            Esta frase de Comênio traduz a linha de pensamento de progressão da didática. Estamos hoje chegando a este objetivo. Tornar a nossa metodologia coerente com os ideais da atualidade educacional.

 

ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO


Ler/escrever/falar nos remete a considerar que tanto quanto a alfabetização, o letramento dos alunos é importante para a conquista da cidadania.

Ser alfabetizado é muito pouco, o que precisa é abrir horizontes para que o aprendiz forme conceitos e habilidades para atender as exigências da sociedade.

 

PROJETOS DE APRENDIZAGEM


Temos trabalhado, já há algum tempo com os PAs, mas estes últimos contatos tem me demonstrado, com mais objetivo, a formulação dos mesmos e a importância de utiliza-los no nosso dia a dia pois aí estaremos realmente utilizando e adotando o conceito de que “devemos trazer a realidade social para a sala de aula”( Gasparin – Comênio- A emergência da Modernidade na Educação)

Esta proposta que está gradativamente formatando este projeto produz em nós o desejo de torná-los mais uma ferramenta no nosso cotidiano.