sexta-feira, 29 de maio de 2009

INCLUSÃO


            “Não basta assegurar o direito à inclusão; é preciso assegurar a inclusão”.

                                                           (José Pacheco)

 

                        A frase acima está na Revista Pátio de janeiro de 2009, trazendo grandes esclarecimentos sobre o assunto e também uma grande preocupação, pois podemos sentir que ainda é longo o caminho a percorrer da educação em relação às necessidades especiais.

            Aliás, a revista toda trata deste assunto necessidades/deficiência com reportagens esclarecedoras e instigantes.

RESPEITO


A última aula presencial nos trouxe depoimentos marcantes sobre trajetórias de pessoas afro descendentes que mesmo sentindo na pele a discriminação não permitiram que este sentimento as desanimassem e continuaram agindo com o coração e neste momento eu lembrei da minha infância onde convivi com pessoas da raça negra de igual para igual, me criei desta maneira, era cuidada por estas pessoas com muito carinho e a elas também dispensava muito carinho. Não existia preconceito e assim ajo com as minhas crianças, onde o respeito é pelo ser humano independente da sua etnia.

 

DANÇA


 

            Quando lançamos a idéia de fazermos o nosso projeto sobre dança fiquei muito entusiasmada e agora com as nossas leituras, troca de idéias e pesquisas, mais fico curiosa para ir adiante neste assunto. Preciso cuidar para não ampliar muito as nossas certezas e dúvidas, pois depois não conseguiremos ter uma conclusão para o tema. Confesso que ele e amplo, variado e apaixonante.

 

ENTREVISTAS


 

Aprofundar o nosso conhecimento e a nossa prática perante testes que podem nos orientar sobre o desenvolvimento de nossos alunos tem contribuído muito para mantermos o nosso olhar sobre as necessidades individuais e para que consigamos um melhor desempenho.

ADORNO


 

            Refletir sobre a Educação após a leitura do texto de Theodor Adorno me fez deslumbrar um momento muito delicado do contexto social atual, o da violência que ronda e afeta os nossos alunos, que faz o poder e o ter se sobrepujar o ser, e  que cada vez mais o nosso papel como educadora está sendo importante e exige muito discernimento e amor na tomada de atitudes perante os acontecimentos. A violência urbana mata quase tanto como um holocausto,

 

quarta-feira, 13 de maio de 2009

CLUBE DO IMPERADOR


Nossa, o filme o Clube do Imperador valeu por todo o semestre da disciplina. Quem o assistir com atenção e entender com perfeição a sua mensagem receberão uma lição de vida, ética e moral completa.

 

DANÇA


 

            A idéia da construção de novos projetos, com outros assuntos, foi muito boa. Primeiramente porque permite pesquisar outros assuntos. E a liberdade ampla de escolher está nos dando mais satisfação na construção, pois optamos pelo prazer da escolha. E acredito que os resultados serão ótimos. Além de que agora temos mais experiência na construção dos mesmos.

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


 

            Nós em São Leopoldo temos uma Escola da Rede Estadual com atendimento à crianças com deficiências mentais, não abrangem todas as necessidades especiais. Entre as escolas de ensino regular não temos subsídios para uma inclusão com resultados proveitosos. Já o município esta implantando as SEM (salas de recursos multifuncionais) para auxílio pedagógico às dificuldades de aprendizado.

            Todas as leituras e buscas fizeram com que eu mais observasse um aluno que tenho com grandes dificuldades de aprendizagem, estou buscando encontrar alternativas para alfabetizá-lo.

 

PERGUNTAS


Esta parte da disciplina não me deixa a vontade em realizá-la com as crianças. Não tenho preconceitos e não me sentiria bem se por algum motivo as palavras mal colocadas criassem alguma mágoa em algum aluno. Por este motivo fiz o meu trabalho utilizando observações e não perguntas diretas.

 

 

MÉTODO CLÍNICO


 

            Estamos trabalhando uma parte da psicologia muito interessante que tem auxiliado, com as leituras e testes, a nos fazer entender um pouco mais as fases de crescimento que nossas crianças estão e se realmente estão adequadas ao seu estágio. Este momento está fazendo com que eu recorde as fases de crianças que passaram por mim durante este longo período e que por algum motivo não estavam bem adaptadas ao contexto.