domingo, 9 de maio de 2010

POESIA


Esta semana trabalhamos poesias, construímos e destruímos este gênero textual para formatar a nossa aprendizagem do que é poesia. E coroamos o nosso trabalho com a lembrancinha do “Dia das Mães” que teve como mensagem a poesia de Sylvia Orthof “Se as coisas fossem Mães”.

            As crianças no quarto dia do planejamento tiveram que criar, elas próprias, uma poesia sobre qualquer assunto e também podiam pedir ajuda de alguém em casa. Muitos não conseguiram e utilizaram partes ou até o todo de outras poesias já feitas. Mas mesmo assim fiquei satisfeita com o resultado, pois de acordo com o pensamento de Vygotski o meio social é que constrói a aprendizagem e a busca no meio já construído anteriormente para atender as necessidades do momento constitui já uma aprendizagem. E aqueles que conseguiram além de utilizar o meio conseguiram “ler o mundo” através da sua produção.

            Por este motivo acredito que estou no caminho certo das minhas atividades para sempre me tornar uma “ilha” rodeada não de água, mas de um mar de crianças. E o auxílio dos pais nesta criação é a ponte que tanto gostaria que existisse. 

1 Comment:

Marga said...

Conheço o texto que tu citaste na atividade e considero um elemento forte para aquisição de vários conceitos que podem ir além do periodo ja explorado. Parabens! Ja quanto a criação de versos para tecer uma poesia, renderão belos relatos se tiveres continuidade na proposta desse tipo de produção textual.Abraços