sábado, 18 de setembro de 2010

REFLEXÃO EIXO I


Comecei o curso com apreensões e expectativas. Primeira turma de Pedagogia a Distância ministrada pela UFRGS.

         Quando falava em UFRGS, todas as pessoas ficavam impressionadas, quando dizia à Distância, um desânimo, se via no semblante das pessoas. Mas mesmo assim segui em frente. Era um desafio e o meu objetivo.

         Comecei o EIXO I, primeiro semestre com as interdisciplinas;

·        SEMINÁRIO INTEGRADOR –

Profª Cíntia e Profº Leonardo deram as primeiras pinceladas para que entrássemos no mundo virtual de pé direito e nos proporcionaram momentos para que nos acalmássemos diante do que era apresentado.

 

*. ESCOLA, PPP E CURRÍCULO- Profª Salete – Que nos colocou os pés no chão novamente, porque apesar de toda a virtualidade, temos diretrizes, norma e métodos educacionais que não podemos deixar de lado, pois nem tudo é virtual, educação é real.

 

·        ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE - Profª Susana – Que nos fez pensar e analisar toda uma trajetória da Educação, nos apresentou ilhas desconhecidas e histórias criadas.

·        EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E

INFORMAÇÂO – Profª Patrícia da Tic’s que nos ensinou a usar a linda e querida máquina, com quem briguei muito, errei muito, aprendi muito.

 

Dentro do contexto acima  me reportei ao meu ser professora, foi um momento de rever o tempo, os valores e colocar a disciplina a funcionar.

Estudamos os grandes pensadores com suas teorias e versões sobre a educação, entre eles Marx, Engels, Durkhein, analisamos dominados e dominadores, que as classes sociais existem também na educação e um dependem dos outros, não devemos ser iguais.

Foi necessário refletir sobre a Ilha do desconhecido, que me fez buscar o que precisava modificar na minha caminhada e que precisamos sempre arriscar para novas conquistas.

Visitamos os Blogs das colegas de todos os pólos, o que provocou um desassossego geral para a execução da tarefa.

Entramos no mundo virtual, aprendemos muito e superamos as dificuldades e fizemos o nosso primeiro workshop utilizamos ferramentas tecnológicas e enfrentamos a nossa primeira banca avaliativa do curso, que deu o primeiro passo para a nossa tranquilidade neste tipo de avaliação.

Terminamos o primeiro Eixo com conhecimentos adquiridos, com buscas de fundamentos para continuarmos estudando educação como assunto necessário, presente e de grandes possibilidades de mudanças e avanços no contexto.

 

1 Comment:

Marga said...

E essa constante busca vai te acompanhar no decorrer da vivência de educadora, Magali. Que bom que tu não te rendeste ao que outros poderiam pensar sobre tua formação!desafios ainda acontecerão,acompanhados de superações tambem e as mudanças serão encaradas com um olhar mais maduro e perspicaz! Parabéns pelo empenho e sucesso!