quarta-feira, 29 de setembro de 2010

EIXO III



 

         Durante o EIXO III tivemos diversas disciplinas que nos alegraram muito e permitiram que tivéssemos novos olhares por esta parte mais leve e livre da educação. Trabalhamos com:

 *Artes Visuais: História do Ensino da Arte, suas tendências, perspectivas, cultura visual, história da arte, os espaços da arte e a avaliação em arte.

Esta disciplina nos proporcionou a visita a Bienal que nos alertou para detalhes antes não tão considerados como encontrara em livros didáticos as obras de artes para as releituras e as próprias releituras como forma de expressão cultural de diversas modalidades.

 

 

* Literatura Infantil e Aprendizagens: A arte de contar histórias,       Poesias, Filme” Histórias sem fim”, literatura brasileira, fábulas.

Aqui lembramos a nossa infância, a história que mais gostávamos a história que mais nos marcou. Aprendemos que a diversidade de gêneros literários traduz o grau de interesse que existe.

 

 

* Ludicidade e Educação; O jogo na educação das séries iniciais, jogos ilustrados. A sua história e a sua essência lúdica. A essência lúdica na aprendizagem se traduz através dos jogos que podemos adaptar a muitas aprendizagens.

 

* Música na escola: Folclore musical infantil, preferências musicais, porque se houve tanta porcaria, a música na nossa cidade. Analisamos a música como um todos, partindo de nós até chegar a âmbitos maiores como preferência nacional.

 

* Seminário integrador: portfólio de aprendizagens, filme: os doze homens e uma sentença, reflexão síntese. O portfólio de aprendizagens entrou definitivamente na nossa caminhada no PEAD como tecnologia rotineira. Tivemos oportunidade de assistir o filme “Doze homens e uma sentença”, onde tivemos que ponderar, observar e tirar conclusões sobre o caso, que serviu para aguçar as nossas percepções sobre contextos. Estas situações nos obrigaram a usar o processo da síntese para as nossas reflexões.

 

*Teatro e educação: desmistificou o pensamento de que somente  atores e grandes peças podem representar o ato de interpretar. Simples gestos já é teatralizar, criar personagens é teatralizar e esta nova concepção abriu horizontes para que haja a teatralização em diversos momentos do nosso processo ensino/aprendizagem.

 

 

0 Comments: