segunda-feira, 11 de outubro de 2010

EIXO IV


 

            O eixo IV teve as interdisciplinas abaixo;

            * Representação do mundo pela Matemática.

            * Representação do mundo pelas Ciências Naturais.

            * Representação do mundo pelos Estudos Sociais.

            * Seminário Integrador IV.

 

            A parte de Ciências nos trouxe uma visão diferenciada dos problemas que afligem e destroem a natureza que tanto precisamos para a nossa sobrevivência.

            Foram aspectos abordados de uma maneira sutil e agradável.

            Fomos buscar aprendizagens e detalhes importantes que passaram a partir deste momento a ter significados mais amplos.

            Inclusive no meu blog coloquei que esta disciplina havia oferecido o melhor ensinamento do semestre “Devemos nos preocupar e tomar atitudes com aquilo que está próximo a nós, aquilo que realmente vá mudar o nosso entrono e os nossos conceitos de vida”.

            O filme “Balance” também trouxe muito significado ao desequilíbrio habitual.

            Aliás, em todas as atividades existia uma abordagem diferente para a atualidade que proporcionou muitos novos olhares sobre este contexto.

 

            A Matemática, minha disciplina do coração, porque é exata e objetiva, mas para muitos uma disciplina de muita dificuldade.

            A pesar de em diversos momentos ela me pareceu somente uma procura, em livros, de exercícios para preencher as questões pedidas, no final observei que serviu para nos fazer um alerta da existência das diversas possibilidades de expor um determinado conteúdo, para que se tornem agradáveis para a aprendizagem dos alunos que consideram a matemática o terror do eu dia a dia.

            O uso de desafios como modo de demonstração das aprendizagens foi muito significativo e também demonstrou que existem novas portas para serem abertas.

 

            Estudos Sociais nos oportunizou buscar da importância de conhecer a nossa história e também no fez sentir momentos de tristeza e apreensão diante de tantas histórias tristes do nosso dia a dia quando fomos buscar a história pessoal de cada criança.

            Teve uma postagem no meu blog que tem uma parte que diz:

            “O tempo marca a nossa vida, a nossa caminhada, o nosso destino, ele é que comenda, mas é ele que amaina o sofrimento, dá força de começar de novo. O tempo é nosso amigo, como pode ser nosso inimigo, dependendo do acontecimento, Todos ganham o tempo como companheiro fiel, temos que administra-lo e aproveita-lo, dribla-lo, usa-lo. Muitas vezes só o tempo é o remédio e só ele tem a solução. Ele, a todo instante argumenta conosco e evidencia o que pensamos ter como diretriz de vida.”

            Esta é a história nossa, do bairro, da cidade, do mundo e conhecê-la é desafiante, pois a cada nova pesquisa ou busca novas aprendizagens ocorrem e estes novos olhares sobre a existência revelam a importância deste contexto.

 

Seminário Integrador nos trouxe a pergunta e a sua amplitude e que com elas conseguimos afirmar que estamos constantemente perguntar alguma coisa a alguém e que estas perguntas significam os nossos objetivos futuros.

Fizemos o nosso Plano Individual de Estudos, onde conseguimos colocar maneiras de responder e solucionar diversas perguntas que precisavam ter significado para os que buscam as respostas.

Vimos principalmente que sempre o que questionamos precisa estar de acordo com a capacidade de resposta de cada um.

 

Foi um semestre que parecia ser somente um relembrar o nosso curso de formação e nossa experiência mas se tornou interessante e abriu novos horizontes.

 

 

            

0 Comments: