domingo, 31 de outubro de 2010

EIXO VI


            Neste semestre tivemos as seguintes disciplinas:
            1. Desenvolvimento e Aprendizagens sobre o Enfoque da Psicologia II
            Que nos fez entender que a epistemologia genética é a ação que promove a aprendizagem e Piaget é mestre que mais acreditou nesta teoria.
            Elaboramos avaliações para conferir se realmente estamos no caminho certo da construção de um ser e se seus saberes.
            As fases do desenvolvimento foram avaliadas para o melhor entendimento. E para este contexto os testes foram de grande valia pois conseguimos nos orientar sobre o desenvolvimento de nossos alunos.
            E finalmente a construção, em grupo, de um mapa conceitual proporcionou a vivência sobre os estágios de desenvolvimento e a diversidade de opiniões sobre os mesmos.

            2. Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais –
            Consegui primeiramente nesta disciplina tão importante neste momento em que a sociedade lança um novo olhar sobre as NEE, conceituar a diferença entre inclusão e integração, e este foi o ponto fundamental, já que neste assunto o caminho é longo a percorrer.
            Com o fórum detectamos que não somos únicas nesta situação de busca incessante e que atualmente muitas leis estão sendo criadas para assegurar a inclusão de maneira real.
            O caso que tivemos que estudar nos proporcionou uma reflexão, pois criar o “Dossiê da inclusão” onde análise proporcionou uma relevante aprendizagem por nos atermos a cada detalhe deste ser dito com NEE.
            A frase “Não basta assegurar o direito a inclusão é necessário assegurara a inclusão” (José Pacheco) é que dimensionou que ainda não foi encontrado o caminho certo e que ainda estamos longe de chegarmos a excelência neste segmento, mas sabemos também que estamos nesta busca com entusiasmo.
            Tornou-se para nós educadores um desafio não procurara deficiências para justificar as dificuldades de aprendizagem.

            3. Filosofia da Educação –
            A complexidade da filosofia nos faz ter a necessidade de argumentos para chegarmos a conclusões. E nestes argumentos cada vez mais duvidas se agregam para conseguirmos uma afirmação verdadeira.
            Trabalhamos com o filme “O clube do Imperador” onde a sua mensagem foi uma lição de vida, oral e ética.
            Traçamos paralelas entre o holocausto e a violência urbana na atualidade o que nos fez refletir sobre o papel do educador que cada vez mais precisa agir mais amorosamente e com muito discernimento na tomada de decisões.
            Diante de todos os fatores que interferem na formação de um ser a Educação ainda é o ponto primordial. Na Educação está depositada a esperança de um mundo melhor.

            4. Questões étnico-raciais: Sociologia e história –
            Nesta disciplina primeiramente nos olhamos e fomos olhadas e conseguimos analisar o nosso externo e averiguar características internas que trazemos no rosto como identificação pessoal.
            Partindo deste contexto fomos ver nossas origens e de nossos alunos que pouco sabem sobre eles.
            Trabalhamos sobre afro-descendentes, o processo discriminatório e suas marcas. A força dos afro-descendentes que não se permitiram, em nenhum momento, desanimar na sua luta.
            Entendemos finalmente que índio não é povo é raça com suas características e seu orgulho.


            5. Seminário Integrador –
            Analisamos os nossos Projetos de aprendizagens de modo mais detalhado e crítico.
            Buscamos novo assunto para outra criação. Partimos para um assunto que nos desse prazer e o tema escolhido foi: A dança.
            Trabalhamos de maneira a consolidar o nosso entendimento sobre o assunto e que obtivéssemos as respostas aos nossos questionamentos.

0 Comments: