domingo, 31 de outubro de 2010
EIXO VI
Neste semestre tivemos as seguintes disciplinas:
1. Desenvolvimento e Aprendizagens sobre o Enfoque da Psicologia II
Que nos fez entender que a epistemologia genética é a ação que promove a aprendizagem e Piaget é mestre que mais acreditou nesta teoria.
Elaboramos avaliações para conferir se realmente estamos no caminho certo da construção de um ser e se seus saberes.
As fases do desenvolvimento foram avaliadas para o melhor entendimento. E para este contexto os testes foram de grande valia pois conseguimos nos orientar sobre o desenvolvimento de nossos alunos.
E finalmente a construção, em grupo, de um mapa conceitual proporcionou a vivência sobre os estágios de desenvolvimento e a diversidade de opiniões sobre os mesmos.
2. Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais –
Consegui primeiramente nesta disciplina tão importante neste momento em que a sociedade lança um novo olhar sobre as NEE, conceituar a diferença entre inclusão e integração, e este foi o ponto fundamental, já que neste assunto o caminho é longo a percorrer.
Com o fórum detectamos que não somos únicas nesta situação de busca incessante e que atualmente muitas leis estão sendo criadas para assegurar a inclusão de maneira real.
O caso que tivemos que estudar nos proporcionou uma reflexão, pois criar o “Dossiê da inclusão” onde análise proporcionou uma relevante aprendizagem por nos atermos a cada detalhe deste ser dito com NEE.
A frase “Não basta assegurar o direito a inclusão é necessário assegurara a inclusão” (José Pacheco) é que dimensionou que ainda não foi encontrado o caminho certo e que ainda estamos longe de chegarmos a excelência neste segmento, mas sabemos também que estamos nesta busca com entusiasmo.
Tornou-se para nós educadores um desafio não procurara deficiências para justificar as dificuldades de aprendizagem.
3. Filosofia da Educação –
A complexidade da filosofia nos faz ter a necessidade de argumentos para chegarmos a conclusões. E nestes argumentos cada vez mais duvidas se agregam para conseguirmos uma afirmação verdadeira.
Trabalhamos com o filme “O clube do Imperador” onde a sua mensagem foi uma lição de vida, oral e ética.
Traçamos paralelas entre o holocausto e a violência urbana na atualidade o que nos fez refletir sobre o papel do educador que cada vez mais precisa agir mais amorosamente e com muito discernimento na tomada de decisões.
Diante de todos os fatores que interferem na formação de um ser a Educação ainda é o ponto primordial. Na Educação está depositada a esperança de um mundo melhor.
4. Questões étnico-raciais: Sociologia e história –
Nesta disciplina primeiramente nos olhamos e fomos olhadas e conseguimos analisar o nosso externo e averiguar características internas que trazemos no rosto como identificação pessoal.
Partindo deste contexto fomos ver nossas origens e de nossos alunos que pouco sabem sobre eles.
Trabalhamos sobre afro-descendentes, o processo discriminatório e suas marcas. A força dos afro-descendentes que não se permitiram, em nenhum momento, desanimar na sua luta.
Entendemos finalmente que índio não é povo é raça com suas características e seu orgulho.
5. Seminário Integrador –
Analisamos os nossos Projetos de aprendizagens de modo mais detalhado e crítico.
Buscamos novo assunto para outra criação. Partimos para um assunto que nos desse prazer e o tema escolhido foi: A dança.
Trabalhamos de maneira a consolidar o nosso entendimento sobre o assunto e que obtivéssemos as respostas aos nossos questionamentos.
Postado por Magali Borne às 16:10
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