sábado, 23 de outubro de 2010

EIXO V









Chegamos ao Eixo V - Segundo Semestre de 2008.

Neste semestre as interdisciplinas foram:
           
·         Organização do Ensino Fundamental – que nos proporcionou e incentivou buscar os PPP e Regimento escolar da nossa e nos inteirar sobre diversos itens importantes para que possamos estudar mudanças e encontrar outras soluções para o que se apresenta como dificuldade atual.
Proporcionou também a reflexão da importância de tais documentos e que existe a necessidade de serem sempre atualizados, pois é da educação real é que chegamos a educação ideal e a estrutura da “Escola” como formadora de Cidadania é necessária e importante devendo acompanhar a evolução do tempo.
           
·         Organização e Gestão na Educação - conseguimos rever as diretrizes e parâmetros que regem a organização de uma escola, que leva os nossos alunos a tornar-se membro de um processo de cidadania que os torna seres dignos.
Houve neste contexto a reflexão sobre o nosso ser professor, onde estamos e para onde vamos, o que podemos modificar para melhor.
A nossa realidade como professor e a realidade da escola e o que gostaríamos de fazer e que todos os documentos que regem uma escola são a sua alma e essa alma precisa ser sempre ampliada e respeitada.
A linha do tempo feita sobre a evolução da Educação no Brasil baseada nas diversas Constituições que vivenciamos durante a existência do País, também serviu para o nosso conhecimento desta caminhada e também para melhor entender as atribuições e competências dos níveis governamentais.

·         Psicologia na fase Adulta – Trabalhamos com projeto sobre o amor, tema envolvente que não exige explicações, argumentos, evidências ele simplesmente existe. E ele é o todo e o tudo da nossa vida.
Analisar o adulto com todos os seus comportamentos foi fundamental para lançar u novo olhar sobre as falhas cometidas na infância que são refletidas na idade adulta e que somos o reflexo do nosso passado.

·         Seminário Integrador V – projetos – Visão longa de um trabalho envolvente e norteador.
Mapa Conceitual – idéias centralizadas que ao correr do tempo formam uma grande estrutura de fácil interpretação pelas ligações executadas.
Perguntas – que buscam respostas amplas e completas.
E novamente os Blogs para as reflexões e tomada de análise do nosso tempo para que as atividades do nosso cotidiano possam todas ser executadas a contento e que possamos continuar a “viver”.

Foi um semestre de entendimento e busca de subsídios de como fazer a Escola e seu ambiente um propulsor de formação de seres cidadãos.

0 Comments: