sábado, 29 de maio de 2010

ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS


 

Esta semana, a pedido da professora Doris, fiz o meu planejamento com duas Arquiteturas pedagógicas. Mas por dificuldades já descritas, foram sem o uso do computador que atualmente é a tecnologia indicada para tais atividades, os modelos dados como exemplo nos textos postados para a nossa leitura demonstram isto.

            Mas baseada que AP tem como objetivo: Elaborar de maneira reflexiva e atrativa uma síntese que esclareça o conhecimento. Consegui sem a tecnologia fazer uso desta técnica de aprendizagem.

            Este momento serviu para confirmar que as AP são utilizadas regularmente no meu contexto, mas não explicitando o nome. Inclusive a AP de ciências já foi usada em outros anos como avaliação dos conhecimentos adquiridos.

            Com certeza é necessário que para construir uma AP, no seu conjunto. Seja determinado um roteiro como nos foi mostrado nos textos postados para a nossa leitura. Este roteiro nos orienta com os passos coretos para alcançarmos os objetivos da criação da AP.

            Foi uma semana gratificante complementada com o gênero “descrição”, onde as crianças demonstraram os seus conhecimentos sobre os diversos animais, mais uma vez utilizando os conhecimentos prévios e agregando novos para a construção de sua aprendizagem que lhes permite uma leitura do mundo com realidade.

            Estando ai novamente Vygotski e Freire coordenando a minha elaboração de planejamento.

sábado, 22 de maio de 2010

SEMANA COMPENSADORA


 

            Nesta semana que trabalhamos as fábulas, foi uma semana tranquila, pois as atividades propostas não exigiam grandes revoluções, mas foi muito proveitosa. O que foi um bom trabalho foi fazer eleição através de voto individual para a escolha dos trabalhos que formaram o “mural das fábulas”. As primeiras escolhas foram, não pelo trabalho feito, mas pelas amizades. Após alguns esclarecimentos sobre a importância das nossas escolhas serem reais e que temos o direito de termos nossa opinião independente de outros fatores, a eleição foi bem democrática, não existiu mais a pressão de uma colega sobre a outra.

            Este assunto me fez pensar o quanto é importante este tipo de orientação para realmente podermos formar pessoas com cidadania.

            O que resultou da semana foi muito proveitoso, pois a minha primeira intenção era explorar mais um gênero textual e fui contemplada com a construção de princípios de cidadania tão importantes na caminhada e na formação de todos.

 

domingo, 16 de maio de 2010

NOVAS ATIVIDADES



 

            Esta semana as crianças tiveram a oportunidade de duas atividades diferentes. Na primeira uma professora de música que ensinou a eles uma musiquinha sobre animais, mas de maneira como se canta em um coral, em naipes, e distribuiu também um chocalho feito de tampas de garrafa pet com arroz dentro, e com instrumento eles marcaram o ritmo. Foi um momento muito agradável para as crianças que corresponderam com alegria e entusiasmo além do esperado, deixando a professora de música e eu também, que a auxiliei, muito satisfeitas com o resultado obtido.

            A outra atividade foi a nossa ida ao Laboratório de Informática que, apesar de não termos instrutor e nem monitor na escola resolvi eu mesmo usa-la, sozinha. Foi possível porque tenho uma turma tranquila. Trabalhamos com jogos de atenção, concentração e desafios e deste momento, já que estamos trabalhando o corpo humano, fizemos uma releitura da obra “A aula de dança” de Edgar Dantas.

            Nestes dois momentos me senti muito gratificada com as oportunidades oferecidas a eles, pois conseguiram acrescentar mais uma experiência na aquisição do seu conhecimento.

            Espero estar colaborando com elementos significativos para a construção social de cada um. Que possam formatar subsídios para elaborar um mundo mais amplo e abrangente.

            E pude sentir que este caminho de aquisição e visão de novas habilidades e realidades está sendo muito bem aproveitado pelas crianças.

domingo, 9 de maio de 2010

POESIA


Esta semana trabalhamos poesias, construímos e destruímos este gênero textual para formatar a nossa aprendizagem do que é poesia. E coroamos o nosso trabalho com a lembrancinha do “Dia das Mães” que teve como mensagem a poesia de Sylvia Orthof “Se as coisas fossem Mães”.

            As crianças no quarto dia do planejamento tiveram que criar, elas próprias, uma poesia sobre qualquer assunto e também podiam pedir ajuda de alguém em casa. Muitos não conseguiram e utilizaram partes ou até o todo de outras poesias já feitas. Mas mesmo assim fiquei satisfeita com o resultado, pois de acordo com o pensamento de Vygotski o meio social é que constrói a aprendizagem e a busca no meio já construído anteriormente para atender as necessidades do momento constitui já uma aprendizagem. E aqueles que conseguiram além de utilizar o meio conseguiram “ler o mundo” através da sua produção.

            Por este motivo acredito que estou no caminho certo das minhas atividades para sempre me tornar uma “ilha” rodeada não de água, mas de um mar de crianças. E o auxílio dos pais nesta criação é a ponte que tanto gostaria que existisse. 

RESPOSTA QUESTIONAMENTO TUTORA MARGA


 

Dependendo da visão que temos de ilha, mesmo que a nossa aprendizagem que do que é uma ilha tenha sido a mesma, podemos considerar duas hipóteses:

·         Estamos isoladas no meio de um oceano sem acesso.

·         Ou estamos no meio de um oceano que é representado por todas as crianças que nos tem como um porto seguro, ou uma pequena parte da orla onde podem ancorar o seu barquinho.

A segunda hipótese é a que deveria ser real, todos os nossos alunos tendo um espaço neste porto ou orla para poder buscar subsídios para a sua formação e crescimento como ser humano cidadão. E vou adiante, de que além de porto seguro ou pedacinho de orla se fizessem pontes, onde todos os pais e comunidade escolar pudessem se interligar no sentido de ida e volta trabalhando de maneira cooperativa.

 

sábado, 1 de maio de 2010

ACERTOS



 

            Uma semana muito agradável de trabalho, pois tratamos de animais próximos a eles. Puderam expressar seus conhecimentos com certeza do que estavam falando, confirmando que precisamos realmente buscar e aproveitar o que eles sabem e usando de técnicas e habilidades adequadas para complementar o que é necessário para a ampliação do conhecimento.

            Trabalhei com rimas esta semana e eles gostaram, acharam engraçado até, pois eram rimas utilizando animais, mas não conseguiram eles construírem frases com rimas, somente alguns fizeram o que me alertou para continuar o trabalhando e para isto foi fazer um jogo de rimas para fixar melhor este conteúdo, para depois fazermos a produção textual, pois  vamos entrar no gênero da poesia.

            Estou gratificada por ter escolhido o tema animais para desenvolver no meu estágio pois está sendo do agrado das crianças que conseguem cooperar bastante com os seus apartes e observações e também não estou encontrando dificuldade em conseguir materiais para a diversificação e desenvolvimento dos conteúdos necessários.