sábado, 26 de junho de 2010

CERTEZAS


 

            Passado o estágio está chegando a preparação do workshop e o relatório do estágio, novas reflexões, leituras, lembranças do estágio, comentários e por fim a certeza de que dei o melhor de mim e realizei um trabalho a contento, mas também a certeza que apesar da expectativa e das cobranças o estágio não fugiu da minha ´pratica habitual de conduzir o meu dia a dia côo professora e educadora.

            Claro que não podemos esconder que caprichamos nos mínimos detalhes, para que nada ficasse fora do contexto. Mas esta rotina de buscar o conhecimento do meio social e cultural das crianças, procurar faze-las refletir e criar o seu conhecimento, procurar com todas as falas torna-las seres criativos, críticos e conhecedores de seu mundo é o meu cotidiano, é a minha proposta de trabalho.

            A busca de atividades às solicitações, obviamente novas atividades e novas falas foram agregadas, mas fica a certeza que não precisei mudar o “mundo” para cumprir o estágio.

            Um detalhe foi diferente, com esta busca de planejar o estágio me ative a trabalhar cada gênero textual mais demoradamente e constância de 5 a 6 aulas seqüentes sobre o mesmo gênero, algo que não fazia, tinha o hábito de variar, sempre retornado algumas vezes, notei que se tornou mais interessante e oportuniza uma melhor construção deste contexto.

            Mais uma experiência que adicionei ao meu modo de trabalho.

            

segunda-feira, 21 de junho de 2010

TÉRMINO ESTÁGIO


 

            Terminei o estágio.

            Muitas aprendizagens ficaram marcadas.

            Novos olhares foram lançados.

            Novos desafios se formam no meu pensamento.

            Novas atitudes se concretizam na minha maneira de ser professora.

            Valeu este estágio como pedra fundamental de um novo período. Não posso dizer de somente outras atitudes, pois sempre me considerei uma profissional ciente de seus deveres e sempre procurei buscar o melhor para que os meus alunos tivessem uma aprendizagem consciente e valiosa.

            Quero é considerar que sempre vale a pena mudanças e a aceitação dessas novas mudanças como algo que além de ampliar o conhecimento formata algo mais sobre aquilo que nós achamos que já está bom. Temos que ter em mente que sempre pode melhorar. E se pudermos melhorar com ótimos resultados atingimos a nossa excelência, que realmente deve ser o nosso objetivo e a nossa constante busca.

            Sinto que apesar de ter terminado o estágio a maneira de conduzir o meu dia a dia continua o mesmo e a criatividade e procura de coisas novas é a mesma e o meu entusiasmo também, sinalizando que houve a mudança interna e a absorção da mensagem de novos olhares. Estou satisfeita e envolvida com o que fiz e também muito realizada com os resultados que considerei muito satisfatório.

sábado, 12 de junho de 2010

RECOMPENSA




BLOG DIA 14/06

 

 

            Nesta semana duas coisas foram muito importantes:

            1) A nossa revisão de aprendizagens

            2) Nossa ida ao zoológico.

            Estas duas atividades demonstraram que todo o trabalho planejado e executado foi uma grande fonte de real aprendizagem. O que trabalhamos neste período hoje faz parte do cotidiano de cada um e servirá de base correta para  aprendizagens no futuro, obviamente mais profundas e de acordo com a sequência do crescimento de cada um.

            Muitas atividades que foram orientadas a serem construídas foram realmente de grande valia. Ver a alegria nos olhos das crianças ao realmente saberem o que diziam e o que viam não era um ser extraterrestre, mas o mundo delas foi gratificante.

            Estes momentos ficaram marcados em mim e certamente nelas também e espero que não fique somente marcado, mas que seja um continuar nos seus caminhos.

            Estes dois momentos estão registrados nas gravuras acima. O cartaz com a aprendizagem que mais gostou neste período (somente um exemplo) e uma foto  no zoológico.

domingo, 6 de junho de 2010

DESCOBERTAS



Reflexão da semana

 

 

            Esta reflexão da oitava semana tem a ver com o que a professora Doris comentou quando da sua visita a minha sala de aula na quarta feira passada. Quando ela chegou estávamos fazendo a eleição para a escolha da frase tema para o cartaz que iríamos construir no quadro sobre um tema que questionamos referente à nossa ida ao zoológico. Todas as crianças participavam ativamente neste momento.

            Após a complementação deste momento e ao chegarmos ao término da aula ela comentou como as crianças estavam ligadas neste assunto “animais” e que participavam do contexto com satisfação e interagiam com o todo. Após e encerramento da aula parei para pensar e refletir sobre este comentário e pude realmente verificar que ao passar deste período construímos uma aprendizagem profunda sobre o tema e que muitos conhecimentos foram adquiridos não superficialmente, mas que hoje fazem parte do dia a dia de cada criança como parte integrante da sua bagagem cultural. E aí revendo a minha escolha de que linha seguir pude constatar que realmente conduzi esta aprendizagem dentro do que Vygotski afirma que a vivência social e o entorno forma o conhecimento e que Freire também afirma que o mundo em que estão inseridos é o fundamento para a ampliação do conhecimento que estas experiências existentes devem servir de partida para a ampliação da aprendizagem para que este mundo em que realmente vivem deve ser explorado e entendido e servir de contexto para outras aprendizagens e ter aplicação no seu dia a dia.

            Para nós, hoje, tudo o que se refere aos animais, indiferente ser em que gênero textual se apresente (muito importante também citar esta parte) e parte integrante do nosso cotidiano e uma complementação do assunto emana com naturalidade, pois realmente existe o conhecimento adquirido.

            Exemplo melhor não existe do que quando comentei, também para a professora Doris, do nosso mascote o caracol Rodolfo, diversas crianças comentaram que haviam encontrados Rodolfos, não caracóis na rua ou em outros lugares.   Houve uma interação das aprendizagens.