sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

LUDICIDADE

Alunos imitando animais

Alunos imitando carrinhos

Alunas imitando bonecas


Neste semestre estamos trabalhando as interdisciplinas mais lúdicas, isto é, onde podemos usar recursos lúdicos para a execução das tarefas e do aprendizado. estamos tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos em artes, teatro, música, literatura que modificaram um pouco a minha maneira de encarar o meu "ensinar".
Na interdisciplina de Ludicidade, com o estudo dos jogos e brincadeiras, podemos entrelaçar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas acima formando um contexto único de aprendizado.
Hoje, faço de uma simples brincadeira um jogo, interpretamos usando o corpo como instrumento, inventamos histórias, contamos histórias relacionadas, procuro músicas que se adaptem, desenhamos ou utilizamos outras técnicas para produzir obras de artes. Exemplo é a interpretação e criação de diversas encenações do cotidiano, como as fotos mostram. A interpretação virou uma grande brincadeira.

1 Comment:

Giselda Correa said...

Olá Magali,td jóia??Espero que sim!As tuas postagens, de um modo geral, relatam experiências que estás tendo aqui no PEAD,porém,estás sendo muito breve nos teus relatos. Desta forma, não estás oportunizando, ao teu leitor, uma compreensão completa da aprendizagem, ou ainda, do acontecimento da aprendizagem.
Quando dizes que através das interdisciplinas podes entrelaçar os conhecimentos adquiridos nas mesmas, formando um contexto único de aprendizado, consigo perceber que aconteceu alguma coisa contigo. Alguma aprendizagem te marcou, te transformou. No entanto, não consigo identificar, nos teus escritos, que aprendizagem foi esta.E mais, o que te tocou em ludicidade e literatura? O que fez, nestas interdisciplinas, modificar tua forma de agir e pensar?Talvez, estas aprendizagens, transformarão o teu modo de ser docente e, desta forma, seria interessante nos contar sobre estas experiências. E lembre-se: tu sempre terás um leitor, por isso, não poupe palavras, deixe que teu texto seja auto-explicativo. Descreva mais as atividades, para que qualquer pessoa que possa entender melhor e não somente aqueles que participaram contigo desse momento.Argumente.
Espero estar podendo contribuir para que, num futuro próximo, o teu portfolio seja suporte para o trabalho final do PEAD.
Beijão pra ti e entre em contato para qualquer coisa que precisares.
Gi – tutora SL