segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

LITERATURA


Nesta interdisciplina estamos tendo a oportunidade, primeiro de relembrar a nossa infância, com as histórias que mais nos marcaram, o que foi muito bom!
Depois podemos verificar com olhos mais críticos, o que se está apresentando como literatura infantil para as nossas crianças.
Aconteceu comogo, que ao relembrar o meu gostar de determinada história, tive vontade de partilhar ela com os meus alunos e busquei um livro, mais antigo, com a história completa e mais detalhada, de um autor realmente capaz de escrever uma obra de literatura infantil: BAMBI. (preferência esta que já mencionei em um outro trabalho).
Ao contar a história, com muita vontade, entonação e energia pude notar o interesse que se estabeleceu e também a compreensão mais evidente, pois as crianças que trabalho estão acostumadas com aqueles livrinhos que praticamente são:
"Era uma vez e foram felizes para sempre".
Sem muito conteúdo e criatividade, mesmo sendo historinhas tradicionais, mas tão simplificadas que não contam e não encantam nada.
Esta constatação me fez tomar a decisão de sempre escolher obras, mesmo infantis de autores conhecidos e comprometidos com o princípio básico de escrita cultural.

0 Comments: