sábado, 15 de dezembro de 2007

TEATRO


Ao rever agora todas as nossas atividades do semestre não pude deixar de verificar quão importante foi a disciplina de teatro para mim e para o eu entender de arte. Aplicar as tarefas para a confecção do inventário criativo foi muito gratificante e enriquecedor, tanto que ao deparar com o pensamento acima não consegui deixar de colocá-lo pois ele traduz muito bem a nossa vida e o que podemos fazer para torná-la mais simples e leve. Volto a repetir uma das maiores evidências do meu aprendizado é alegria que sinto em poder dizer que aprendi muito e gostei do que aprendi.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

LUDICIDADE


Vendo o que tudo foi passado na interdisciplina e parando para analisar e ver o que pude aproveitar em “ludicidade”, saliento que verificar o potencial do jogo foi muito interessante e para tal busquei encontrar mais argumentos para continuar jogando cada vez mais com os alunos.
Ao buscar estes esclarecimentos encontrei na Revista Nova Escola de dezembro de 2006, uma reportagem feita por Thais Gurgel com o nome “Brincando com regras”, onde es demonstrado a importância do jogo com regras e o que este fator influência em todo um crescimento emocional, afetivo e de convivência social muito importante, necessário e benéfico para as crianças.
Esta reportagem argumenta com muita convicção a necessidade de seguir regras para que haja o entendimento e a aceitação tanto da vitória como da derrota.
Como a questão do jogo que para ser prazeroso não pode ter regras rígidas, mas uma seqüência de acontecimentos formativos, a leitura do texto veio mediar as diversas opiniões e me tranqüilizar quanto a aplicação e cobrança de pequenas regras normais.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

LUDICIDADE

Alunos imitando animais

Alunos imitando carrinhos

Alunas imitando bonecas


Neste semestre estamos trabalhando as interdisciplinas mais lúdicas, isto é, onde podemos usar recursos lúdicos para a execução das tarefas e do aprendizado. estamos tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos em artes, teatro, música, literatura que modificaram um pouco a minha maneira de encarar o meu "ensinar".
Na interdisciplina de Ludicidade, com o estudo dos jogos e brincadeiras, podemos entrelaçar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas acima formando um contexto único de aprendizado.
Hoje, faço de uma simples brincadeira um jogo, interpretamos usando o corpo como instrumento, inventamos histórias, contamos histórias relacionadas, procuro músicas que se adaptem, desenhamos ou utilizamos outras técnicas para produzir obras de artes. Exemplo é a interpretação e criação de diversas encenações do cotidiano, como as fotos mostram. A interpretação virou uma grande brincadeira.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

LITERATURA


Nesta interdisciplina estamos tendo a oportunidade, primeiro de relembrar a nossa infância, com as histórias que mais nos marcaram, o que foi muito bom!
Depois podemos verificar com olhos mais críticos, o que se está apresentando como literatura infantil para as nossas crianças.
Aconteceu comogo, que ao relembrar o meu gostar de determinada história, tive vontade de partilhar ela com os meus alunos e busquei um livro, mais antigo, com a história completa e mais detalhada, de um autor realmente capaz de escrever uma obra de literatura infantil: BAMBI. (preferência esta que já mencionei em um outro trabalho).
Ao contar a história, com muita vontade, entonação e energia pude notar o interesse que se estabeleceu e também a compreensão mais evidente, pois as crianças que trabalho estão acostumadas com aqueles livrinhos que praticamente são:
"Era uma vez e foram felizes para sempre".
Sem muito conteúdo e criatividade, mesmo sendo historinhas tradicionais, mas tão simplificadas que não contam e não encantam nada.
Esta constatação me fez tomar a decisão de sempre escolher obras, mesmo infantis de autores conhecidos e comprometidos com o princípio básico de escrita cultural.