sábado, 24 de novembro de 2007

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Tivemos a nossa aula presencial de contação de histórias na qual pudemos ver como são vastas as maneiras que temos de contar uma história, muitos recursos podem ser utilizados para manter a atenção e alegrar as crianças, desde a roupa representativa do contador, da interpretação e caracterização de personagens, até o simples contar a história. E sentir também como é diferente contar para colegas e contar para as crianças, o senso crítico é muito maior, tanto das colegas como o nosso que não queremos errar.
Mas o mais importante que verifiquei é que a segurança do contador e a sua flexibilidade de voz, entonação, do uso do corpo é que leva uma história ser interessante e monopolizadora da atenção, conforme o contador não dá vontade nem de respirar para não perder nenhum detalhe.
Tenho utilizado muitas histórias infantis no meu conteúdo escolar, ajudada até pelos livros didáticos que hoje trazem muitas obras da literatura antiga e moderna muito interessantes. Confesso que achava interessante vê-los contando a história, mas sinto que será muito mais interessante se eu fizer este papel, ou com mais freqüência, pois assim poderei manter mais o encantamento das histórias.

0 Comments: