segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ESTOU FELIZ


Estou feliz por diversos motivos, entre eles por ter concluido mais um semestre e por, neste momento, dizer obrigado e desejar um bom Natal, um Ano Novo repleto de luz, paz, amor, saúde e prosperidade e que possamos descansar e nos reencontrar em 2009 cheias de gás.

PORTFÓLIO FINAL DE SEMESTRE 2008 - 2


ABORDAGEM 1
A escola como instituição pública, sua organização e gestão;

Trabalho na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helena Câmara há 15 anos. Durante esse tempo muitas colegas passaram deixando algumas colaborações e outras decepções.
Fui orientada, durante grande parte desse tempo pela mesma equipe diretiva que sempre procurou acompanhar, com muita abertura e pulso firme, para que todas as oportunidades de um desenvolvimento e aplicação da democracia, que nada mais é que a liberdade de escolha, na Gestão Escolar acorresse, e que como escola, tivéssemos o crescimento necessário para sermos uma instituição que respeita e busca a cidadania.
Como toda instituição pública ou não a escola necessita de regras para que exista o menor número possível de dúvidas e conflitos.
Para que possamos fazer uso da autonomia que nos é concedida na Gestão Democrática se faz necessário à criação ou atualização de toda uma documentação que aborde as diretrizes a serem respeitadas e desenvolvidas.
Lembrando que Gestão Democrática é um processo que exige compartilhamento das decisões com a participação da comunidade e local, é um processo em construção que envolve toda a organização da educação e permite a emancipação social. A Gestão Democrática implica em processos participativos, envolve toda a comunidade, é garantida por normatizações, caracteriza-se pelo funcionamento de diversos segmentos escolares e possui dimensão nas áreas financeiras, administrativas, pedagógicas e relacionais porque é baseada no artigo 205 de nossa Constituição federal de 1988 que diz claramente:
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

As políticas educacionais, ao longo desses anos, têm proporcionado o crescimento da educação no país para novas responsabilidades. Novas formas de cooperação estão surgindo e fazendo com que todos os envolvidos tenham o interesse em se transformar, crescer e buscar metodologias para novas aprendizagens e soluções.
A minha escola, como instituição Pública Estadual mantém a sua organização e gestão dentro dos princípios de uma democracia formadora e propulsora da cidadania, buscando adaptar às suas regras, Projeto Político Pedagógico (PPP) e Regimento Escolar ao momento e as necessidades que se fazem presentes.
Constantemente estamos revendo as diretrizes que regem a escola. Esse ano teve como meta, rever o PPP. Para isso fizemos a leitura do mesmo e em conjunto estamos alterando o que se faz necessário para que sempre haja crescimento. O meu olhar sobre esse processo ou sobre a importância do mesmo, se modificou quando fizemos o quadro sobre as diferenças existentes entre a gestão democrática e a autoritária. Tenho procurado analisar e refletir sobre cada detalhe a ser considerado. Como nos obrigamos a reler os PPP e o Regimento Escolar completo, tomamos conhecimento mais abrangente sobre as suas necessidades e sua importância. Alias nesse momento de releitura descobri muitos detalhes que haviam passado desapercebido sobre o gerenciamento de uma escola, que nada mais é do que o espaço onde precisamos conviver com transparência, participação da comunidade que deve ter acesso a informação e ao espaço escolar e que a realidade social da escola precisa ser respeitada para que todos possam crescer.
Espaço este que com os poucos recursos humanos e o grande número de alunos que a escola tem, a equipe diretiva, coordenação e supervisão tem conseguido manter, talvez não o ideal, mas o real e possível para que se consiga ser, como escola, aprazível, abrangente, acolhedora, justa e formadora.



ABORDAGEM 2
A escola do ponto de vista de um espaço de convívio, conflitos típicos da idade adulta e desafios na relação professor-aluno;


Como afirmei anteriormente a escola é um espaço com regras, conceitos e atitudes de convívio. Para superar conflitos e desafios é necessário adaptar esse conviver para que haja harmonia entre seres e setores.
Temos nesse contexto nos deparado com situações que muitas vezes, nos parecem impossíveis de encontrar uma solução lógica e coerente devido ao desenvolvimento emocional e intelectual de cada envolvido que de acordo com Piaget precisa ser integrado tendo períodos de aquisições uns posteriores ao outros e esse desenvolvimento parte do meio, mas é individual, isto é, as influências de convivência social formam cada indivíduo e para tal precisamos respeitar os estágios de desenvolvimento cognitivos de cada idade.
E na relação professor/aluno bem Maturana (2001, p.29) nos diz:
“A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de modo que o seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro”.
Com a análise do regimento Escolar que nos orienta como agir em determinados momentos, de maneira única fica claro que precisamos gerenciar os conflitos da melhor maneira entendendo que todos nós os temos e que a responsabilidade de nossos atos é nossa. Assim interagir é necessário, mas de maneira a não ferir, sobrepor ou diminuir quem quer que seja,
Como seres adultos, muitas vezes estamos cientes do resultado de várias atitudes tomadas pelas crianças e jovens com que convivemos na comunidade escolar. Porém temos que ter o cuidado de não tomarmos decisões que tolham os princípios e os direitos básicos da cidadania.
Formar um ser é um longo caminho a percorrer e precisamos fazer de maneira a unir família/escola – pais/professores.
Todos precisam sentir quando começa uma responsabilidade e termina a outra para que não haja interferência de valores que iram prejudicar o desenvolvimento e o amadurecimento de cada ser no seu tempo.
Assim como em todos os lugares a escola abriga diversos seres, de pensamentos, idéias e ideais diferentes que precisam viver de maneira o mais harmoniosamente possível. A análise das fases da vida adulta me trouxe uma certeza a mais na tomada de decisões e atitudes com relação a acontecimentos oriundos de conflitos ocasionados com a vivência do grupo.
Preparar o aluno para que obtenha sucesso na sua caminhada tendo a menor taxa de problematizações no período escolar, baseado no que lhe espera na vida adulta. É um momento de lançar um novo olhar sobre cada um. Pois cada um é um ser único, completo, cheio de energia que depende de uma boa condução para manter íntegro o seu íntimo que obviamente gerará um futuro que se refletirá em muitos outros futuros.
E amorosamente precisamos, nós como educadoras, manter o ritmo de crescimento e amadurecimento para formar seres dispostos a seguir em frente.



ABORDAGEM 3
A escola como espaço de aprendizagens, descobertas e inovações do aluno e do professor.

Ao fazer os projetos de aprendizagem e temático de psicologia realizei grandes descobertas sobre à valia dessa ferramenta de ensino e aprendizagem. Ficou muito fácil e completa a aquisição do conhecimento e principalmente da compreensão do assunto tratado e estudado. Um exemplo típico foi em nosso curso o temático de psicologia sobre o amor que foi um tema que fluiu e nos empolgou. Utilizei a mesma base do projeto com as crianças, tratando da amizade. Ele foi mais uma busca de opiniões e formulação de texto sobre o assunto que rendeu muitos bons conceitos sobre o tema e nos propusemos agora a cultivar estes conceitos e opiniões para que renda bons frutos de integração e transformação da convivência entre os membros da comunidade escolar. Este mesmo entusiasmo foi demonstrado no projeto sobre mídia, onde as crianças se sentiram muito importantes as saberem que estavam participando de uma pesquisa sobre as suas vidas. Esta visão de contato com as suas vivências trouxe muito interesse para as crianças e a mim que estou buscando formular e pesquisar novos assuntos que propiciam uma interação e uma formulação de opiniões.
Neste semestre tivemos a oportunidade de realmente entender muitos “por quês” da existência de tanta burocracia, mas também tivemos a oportunidade de verificar e refletir sobre a importância de cada um, que reverte em benefício para a solução e o bom andamento de todo o processo Educação/Escola.
Fazer o melhor uso de todas essas ferramentas foi o ponto marcante deste aprendizado, pois permitiu que novas descobertas fossem proporcionadas e assim como pesquisas temáticas, participações de entrevistas entre outras levaram todos a se sentirem fazendo parte do todo a que fazem parte e são praticamente os atores principais. Porque não partimos mais do preceito que o professor decide tudo e tem o total controle.
Hoje temos o conhecimento desse equívoco que sempre tomou parte do cotidiano do professor.
Hoje partimos do princípio que o aluno tem sua bagagem de conhecimento e a partir daí ele irá monitorar, interagir e construir o seu conhecimento e precisamos entender que o professor tem novo papel nesse contexto que praticamente é conduzir, ativar e estimular as novas conquistas e as aprendizagens.

REFLEXÃO FINAL DE SEMESTRE


Como todo final de alguma coisa temos o dever de refletir sobre tudo o que aconteceu neste contexto, muito mais no final de um semestre de um curso de formação. Durante estes últimos meses adquiri muitos conhecimentos que somaram aos que tinha, realizei aprendizados que ampliaram o meu olhar sobre a educação e seus controles e fundamentos, descobri diferenças entre conhecimentos e trabalhei um pouco mais sobre o "ser humano" para poder melhor entendê-lo. Foi mais um aprendizado. E durante este período, ouvi uma colega dizendo que a UFRGS e obviamente os seus professores conseguiam fazer com que aprendessemos o que era necessário, pios diversas vezes fiquei pensando o por que? de determinado assunto ou disciplina, ou como ela estava sendo abordada, mas tenho a a grata satisfação de agora sentir que tudo se encaixa e de uma maneira lógica e abrangente, estamos senso envolvidas pelo conhecimento numa crescente e completa estrutura. Parabéns para toda a equipe do PEAD que está nos conduzindo durante este curso que por ser à distância, para muitos é falho e fácil no que estão muito enganados.

Posso afirmar que durante estes cinco semestres novos olhares se formaram e se firmaram que é o mais importante. Complementaram, com grande valor, a experiência de todos os professores que dele usufruim.


sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PROJETOS TEMÁTICOS



Encerramos as atividades da interdisciplina com chave de ouro, pois apesar do tempo ser pequena, toda a apresentação dos “Projetos temáticos” foi de muito aprendizado e demonstraram o interesse que gerou entre nós. Mesmo que determinados assuntos fossem repetidos só serviu para que tivéssemos a postura de olhares diferentes sobre o mesmo tema.
E para nós falar de amor até emocionou.

PROJETOS APRENDIZAGENS


Ao ler o material da Coleção Muda Mundo que um projeto feito por Professores e Pedagogos encontrei o seguinte:
“A Aprendizagem por Projeto acontece na medida que o aluno busca respostas para os seus questionamentos, criando assim movimentos que propiciam o estabelecimento de relações entre as diferentes situações, favorecendo a ação num trabalho cooperativo e reflexivo. Nesse momento acontecem a redescoberta e a construção coletiva de conhecimento”.
A diferença entre a aprendizagem por metodologias tradicionais e a por projetos é que na primeira o conteúdo vem de fora para dentro, enquanto que na segunda o conteúdo acontece de dentro para fora.
A aprendizagem por projetos parte do interesse e das necessidades dos alunos, e o conhecimento é construído por meio das múltiplas interações do aluno com o objeto de aprendizado.
A aprendizagem por projetos propicia o surgimento de ações que asseguram mudanças significativas nos ambientes. Cada um dos temas propostos pode transformar-se em projetos, em que o aluno se torna responsável pela construção do seu próprio conhecimento, valorizando suas experiências e seus conhecimentos prévios.”

REFLEXÃO



Neste semestre trabalhamos com as diretrizes e parâmetros que regem a organização de uma escola. Ler toda esta documentação, analisar a minha escola perante elas e descobrir que estamos realmente buscando e procurando formar os nossos jovens dentro de princípios íntegros e evolutivos além do conhecimento, também aquele que vai definir conquistas a uma vida digna.
E finalmente refletir sobre nossa profissão foi o marco, pois paramos realmente para pensar de onde viemos, onde estamos e para onde vamos e o que podemos fazer para ir para um momento melhor.

GESTÃO DEMOCRÁTICA


Participar deste último fórum onde colocamos nossa opinião sobre a Gestão democrática baseada em diversos vídeos de entrevistas e depoimentos foi esclarecedor e confirmou a visão e a opinião de que “Gestão democrática ainda tem um longo caminho a percorrer até ser plena.”.E que precisamos, cada vez mais, buscar o ideal sempre tendo em vista o real que temos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

MUDANÇAS


Criar o Power Point com a comparação entre PPP e Regimento Escolar, o que cabe a cada um, perante a escola e a Educação, firmou o meu pensamento e vai muito me auxiliar na minha escola, pois estamos fazendo a análise do nosso PPP e adaptando-o a nova realidade. Entendê-lo mais profundamente serve de subsídio para auxiliar nestas mudanças

ESTAR PROFESSORA



Passamos, nesta disciplina, por diversos aspectos que serviram como meio de reflexão sobre tudo o que leva a existir a “educação entre nós” e também uma reflexão sobre o nosso “estar” professor, nossa profissão. O que gostamos, o que somos, como somos, para que somos e principalmente o que podemos ainda modificar para melhorar a nossa maneira de conduzir nossas crianças e a nós mesmos.

AMOR



Falar de amor não exige explicações, nem argumentos, nem evidências, ele existe.
Este tema foi muito gratificante, trabalhá-lo e aprofundar os nossos não conhecimentos, mas, esclarecimentos sobre a suas diferenças. E o melhor entre tudo foi acreditar mais uma vez que ele existe e que somos uma fonte constante de produção deste amor.

PROJETOS



A execução do projeto de aprendizagem foi muito proveitosa por que fez com que tivéssemos um ponto de partida para a execução de outros, os passos a serem seguidos como norteadores e esta visão de um projeto já serviu para fazermos um outro para outra disciplina.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

PPP's E REGIMENTO ESCOLAR


Ao produzir a análise da importância e validade dos PPP’s e Regimento Escolar para a formatação de uma escola democrática me deparei com a seguinte verdade que vale a pena ser repensada.
“A realidade da escola é o que ela desejaria fazer, mas também o que ela faz.”
Para fazermos tal afirmativa precisamos saber que os PPP’s são a lama da escola e o Regimento Escolar determina como essa alma vai ser expandir e ser respeitada.

FINACIAMENTO DA EDUCAÇÃO


Com tudo o que vimos e estudamos sobre a evolução da Educação ao longo dos tempos, ficou a certeza que muito já foi feito mais ainda temos um longo caminho a percorrer até que possamos afirmar que a Educação contempla os princípios de liberdade, solidariedade tendo como finalidade o desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da Cidadania.

PROJETO DE APRENDIZAGENS



Como estamos chegando na reta final do nosso Projeto de Aprendizagens, muitos conhecimentos e certezas eu adquiri sobre o que: trabalhamos, pesquisamos e elaboramos sobre o tema. Mas o que mais valeu foi aprender a diferença entre um projeto feito de estudos que utilizamos no nosso dia a dia e um projeto compartilhado entre vários segmentos. Projeto este que, com certeza, acrescenta muito na elaboração do conhecimento do aluno e nosso.

AMOR MADURO


Nosso projeto de Psicologia tem como tema o “amor”. Fiquei com o “amor maduro” para desenvolver; E esta pesquisa tem me feito pensar e ponderar muito sobre a diferença de amor maduro e amor na idade madura. E a maior descoberta foi: é que eles não são pares entre si.
Porque nem sempre ma idade madura temos um amor maduro. E também nem sempre o amor maduro precisa estar acontecendo em uma pessoa de idade madura.
Mas descobri e tenho certeza que amor é tudo na vida.

sábado, 4 de outubro de 2008

Linha de Tempo

Consegui fazer, aqui vai o link

Linha de Tempo

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

MÍDIA



Ao ler a Revista Pátio de Agosto a outubro de 2008, nº 47 encontrei na última página esta gravura que tem muito ou tudo a ver com o nosso trabalho sobre “Mídia”. Nela podemos avaliar a diversidade de pensamentos quando se fala em comunicação.

DEMOCRATIZAÇÃO



É evidente que na nossa memória e no nosso conhecimento temos muitas informações sobre a nossa história como país. Mas a confecção da linha de tempo e a leitura das diversas Constituições, pelo menos na área da Educação, se tornou interessante e acrescentou bastante aos meus saberes, visto que acho que não é hábito estar lendo Constituições, a não ser que seja necessário, ainda mais quando são as mais antigas. Mas ver a evolução dos diversos setores e os compromissos que os diversos órgãos governamentais vieram assumindo durante este tempo foi muito esclarecedor para se poder traçar um parâmetro de avaliação na área e também ver que a afirmação de que “a democratização de setores é gradual e lenta até que se atinja o ideal e o total”, sendo real encontrar diversos obstáculos na caminhada

ENTREVISTAS



Nosso grupo está bastante ativo nas pesquisas e no andamento do trabalho e fazer a tabulação das minhas entrevistas me mostrou um pouco da realidade que pode nos fazer pensar muito sobre o caminho de nossas crianças:
· A TV influencia em muitos setores com bastante peso, mas, quando chega no pessoal, as crianças sentem a influência, mas precisam também gostar.
· Muitos, assistem televisão sozinhos e neste momento fica a certeza, de não haver a escolha certa e adequada para cada idade.E como o rádio, nesta classe social, ainda é meio de comunicação atuante

AMOR





Não posso afirmar que foram muitas as aprendizagens sobre o tema “Amor na idade madura” pois ainda estamos em fase de pesquisas, leituras e buscas de fundamentos para a elaboração do trabalho, mas estou me deliciando, pois pela minha idade consigo me reportar a diversos momentos relatados nas leituras feitas.

sábado, 27 de setembro de 2008

ENTREVISTA


Ao ler os PPP’s, o Regimento Escolar e o texto indicado para o trabalho, todos falando de “democracia”, vista e utilizada neste setor e lendo a Revista Pátio de Agosto/Outubro de 2008 encontrei uma reportagem, ou melhor uma entrevista feita a Philippe Meirieu muito interessante e esclarecedora.
Segue o link para que possam dar uma olhada:

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

RECUPERAÇÃO E TRABALHO EM GRUPO


Estamos em semana de recuperação!
Que bom que não tenho nada em atraso. E as atividades já propostas estão em andamento.
Os trabalhos em grupo estão:
a. O projeto sempre sendo alimentado e com novas idéias.
b. O de psicologia, apesar de ainda não ter começado, está já formatado em idéias por todo o grupo.
Aliás, grupo este composto pelas colegas: Juçara, Magali, Sandra Nara, Sheila Kist e Silvana da Silva, só o Projeto temos mais a Maria Helena.
Como trabalhamos juntas e a Sheila é minha filha conseguimos nos organizar muito bem e a comunicação é fácil.
O mesmo não aconteceu com o grupo Da disciplina de Gestão, na linha de tempo, onde ainda temos colegas que não entraram em contato, fica difícil assim.Volto a afirmar que para trabalho em grupo precisa ser repensada a maneira como são formados os grupos, precisa ser sem imposição, pois as alunas mais responsáveis sofrem pelos outros

sábado, 20 de setembro de 2008

DEMOCRACIA


Falar em democracia sempre pareceu fácil, seria assunto que todos dominam com tranqüilidade. Mas lendo os textos apresentados pude sentir como é complexo o assunto, como é um longo caminho a percorrer até que tudo esteja adaptado e que todos os envolvidos aceitem as mudanças que se fazem necessárias. Mesmo que usando de democracia as situações ainda são trabalhadas de muitos detalhes para que haja um desenvolvimento, em muitos momentos em nome da organização precisamos afastar os ideais democráticos e usar de outros argumentos para se conseguir o que queremos

PPP E REGIMENTO ESCOLAR



Está sendo de grande valia fazer a leitura dos PPP’s e do regimento Escolar porque assim consigo analisar com detalhes o que ali está disposto e sentir a importância deles estarem sempre atualizados para não ficarem disformes do contexto atual e das necessidades da comunidade onde a escola está inserida. E também por que normas e divergências novas e implantadas por instâncias superiores devem ser adaptadas à realidade com brevidade.
E esta analise só está construindo o meu conhecer e formulando um novo olhar sobre diversos conceitos nestes documentos afirmados.

sábado, 13 de setembro de 2008

PROJETOS


Como quase nunca trabalhamos com projetos na minha escola, estou bem interessada em começar com este modo de trabalho para isso estou formatando em meu pensamento um projeto para incentivar a leitura como fonte de conhecimento e aprendizagem. Baseada em que as crianças têm preguiça de ler, pois quando pegam livros na biblioteca procuram os com grandes gravuras e pouca escrita. Para que haja mais interesse estou primeiramente uma ficha de leitura com perguntas que façam o leitor se tornar o personagem principal da história, que se torne fator integrante da história. Estou ainda testando as perguntas, para cada vez mais, deixá-las interessantes e envolventes. Quando tudo estiver bem organizado quero, ai sim, formular um projeto amplo e envolvendo todas as disciplinas a partir da leitura de historinhas infantis. È o meu primeiro projeto feito através de uma pesquisa mais aprimorada. Espero alcançar bons resultados
Esta vontade veio da grande variedade de sugestões que tenho lido nos fóruns até agora onde temos trocado muitas idéias e sugestões interessantes, que estão acrescentando muito.

SER ADULTO




Li em algum lugar que não lembro onde que \"Ser adulto é uma arte\" Isto pressupõe que somos todos artistas e que todo artista quer um roteiro e uma apresentação para demonstrar o seu talento, sua desenvoltura e suas aptidões. E este é o retrato real na nossa caminhada como adulto. E com aestas necessidades que o adulto tem precisamos como artistas que somos saber que existem grandes roteiros e com artistas mediocres e artistas mediocres fazendo grandes roteiros. Precisamos sempre procurar e encontrar o roteiro certo para o tipo de artista que somos, para termos a satisfação de nos emocionarmos, nos alegramos, crescermos, meditarmos sempre na hora certa, caso isso não aconteça seremos um artista frustrado em um cenáro em decadência.

domingo, 7 de setembro de 2008

PARA TODOS


Esta mensagem é para você que me visita e que comenta o meu blog. Abraços.

NOVAS POSTURAS



Analisar os diversos comportamentos do adulto está proporcionando, a mim, rever a minha postura diante de acontecimentos pessoais. Porque, às vezes, tomo determinadas atitudes que antes não eram o meu modo de ser. Vejo que me entender mais será o caminho de entender melhor os que me cercam.

MAPA CONTEXTUAL


Fazer o mapa contextual ainda está muito novo na minha mente, mas na busca de fazê-lo estou percebendo que podemos centralizar as nossas idéias em poucas palavras que no todo formam uma grande estrutura, que claramente pode ser interpretada.

IDEAL E REAL


Estes últimos textos têm me feito pensar e analisar o quanto precisamos diferençar os nossos ideais. Temos que ter a certeza do espaço que existe entre o ideal sonhado de educação e o ideal possível como escola pública.

NÍVEIS E COMPETÊNCIAS



Como comentei na postagem anterior a disciplina está formando subsídios para novos entendimentos, que são nada mais do que entender o por que de determinadas atitudes quanto à obrigação dos diversos níveis de governo e as suas competências.

VIDA ADULTA 2


A relação que queria traçar quando escrevi que “começo a entender e avaliar as falhas cometidas na infância”. É que realmente ao avaliarmos o adulto podemos começar a entender como estes foram tratados e conduzidos na vida infantil. Pois somos, quase sempre, reflexo do passado.

sábado, 30 de agosto de 2008

VIDA ADULTA


VIDA ADULTA

Estudar as crianças com suas características e situações sempre é o meu objetivo como professora das séries iniciais, mas procurar entender o adulto para mim está sendo muito bom, pois neste momento posso avaliar as falhas cometidas na infância.

PERGUNTAS


PERGUNTAS


A questão das perguntas sempre foi intrigante. Esta parte da disciplina está fazendo com que eu busque reformular bastante o meu trabalho de interpretação junto ás crianças. Estou tomando cuidado de “abrir” os meus questionamentos para que haja uma necessidade de busca de respostas mais amplas e completas.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES




COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES

Todo este estudo sobre as competências e atribuições dos níveis governamentais não é novidade para mim, mas analisar com mais profundidade me forneceu subsídios para buscar novos entendimentos.

MAPA CONTEXTUAL


MAPA CONTEXTUAL

Foi muito gratificante poder analisar o mapa contextual sobre gestão democrática e poder compará-lo com a minha escola, ver como estamos bem estruturados e com vontade de cada vez mais acertar.

NA E DA EDUCAÇÃO


NA E DA EDUCAÇÃO

Na e da educação duas palavras tão pequenas que utilizadas juntas às outras tem significados diferenciados. Diferenças estas que ficaram muito evidentes no texto: “Gestão democrática na e da educação, concepções e vivências” que acrescentaram muito ao meu conhecimento.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

OBRIGADO


Tive a grata satisfação de, ao verificar as atividades propostas, que os nossos pedidos de prazo, local de postagem foram acatados pelos professores. E me “incomodo”, com as eternas reclamações que ouço nas aulas presenciais, que tiram o tempo do nosso aprendizado necessário.
Espero que minhas colegas entendam que precisamos seguir em frente em tanto individualismo.
Sei que muitas vezes fui crítica diante alguns pontos, mas também sei reconhecer quando nos dão o retorno do que pedimos. Obrigada pelo que nos foi concedido.

domingo, 10 de agosto de 2008

MEU TEMPO HOJE E NO PRÓXIMO SEMESTRE


Estamos retornando às atividades no nosso quinto semestre do curso.
Durante o período inicial, muitos acertos de horários e modo de viver foram necessários.
Como características pessoais tenho a responsabilidade e a versatilidade de fazer as leituras e as atividades propostas.
Tenho o dia muito cheio de atividades, praticamente todos os momentos são preenchidos. Por este motivo tenho atividades que são simultâneas, Exemplo: Olho TV enquanto me arrumo pela manhã assisto o Bom Dia Rio Grande que me põe a par de algumas notícias e olho o Jornal do Almoço enquanto almoço.
Moro somente com o meu filho de 22 anos que não exige tempo determinado de atenção, conversamos na hora do almoço, jantar ou enquanto faço as minhas atividades de “dona-de-casa”. E é neste tempo também que fico com o meu neto de 6 anos.
Nas segundas e terças, quando tenho reunião e trabalho em um Centro Espírita, encurto o tempo de trabalhos na casa, o mesmo acontece nas quartas que tem aula presencial.
Nas quintas das 18 horas até a meia noite, e das 20 horas de sábado até a meia noite de domingo são dedicados total e exclusivamente ao meu namorado, a momentos de lazer, descanso, família e coisa que gosto de fazer só ou acompanhada.
Utilizo às 2 horas diárias de estudos para as leituras e execução das atividades e no sábado mais ou menos 7 horas para digitar, copiar novas atividades e postar outras.
Obviamente que em determinadas ocasiões preciso fazer algumas mudanças para preencher alguma lacuna que ficou incompleta, mas sempre consigo conciliar.
Ao meu ver, consigo organizar bem o meu tempo, pois nunca fica atividades pessoais, profissionais ou acadêmicas em branco ou em atraso, o que pode ser verificado pela responsabilidade das postagens no lado acadêmico, pelo estar sempre em dia com o profissional e o pessoal está ótimo, pois não sinto falta de mais momentos só para mim.
A única coisa que, algumas vezes, acho é que durmo pouco, mas consigo recuperar no fim de semana.
Para o próximo semestre acredito que continuarei da mesma maneira que venho conduzindo até agora, pois sou adepta do lema: “Em time que está ganhando não se mexe”. Não gosto de deixar as coisas para a última hora e esta maneira de ser permite que quando aparecem imprevistos consigo contorná-los.
O meu tempo é assim distribuído como podem ver na tabela do meu wiki

terça-feira, 8 de julho de 2008

ÚLTIMA MENSAGEM


REFLEXÕES FINAIS



Primeiramente quero explicar o mal entendido quanto ao uso da palavra “ridículo” nas minhas considerações finais. Se pararmos para analisar, eu é que me sentiria desta maneira ao fazer tal afirmação. Em nenhum momento me referi a aulas, conteúdos, professores, tutores ou situações apresentadas. Muitas vezes já ouvi a expressão “O papel aceita tudo”, mas não concordo com isso. Preciso ser honesta comigo mesma para poder me olhar nos meus próprios olhos todos os dias. Com isto concluo que estaria mentindo se afirmasse que foi aprendizado a temática “Tempo e espaço”, o que realmente houve é um novo olhar, com mais amplitude e aplicabilidade.
Como em todos os outros workshops sempre salientei que é com muita alegria e satisfação que completo mais um semestre na minha conquista pessoal.
E percorrendo este semestre posso afirmar que:
a) Aprimorei o uso do computador, pois passei a utilizá-lo para, além da confecção dos trabalhos obrigatórios, servir de fonte de aprimoramento pessoal e profissional. Pois utilizei muito sites da Internet para complementação das minhas pesquisas.
b) Foi um semestre que não trouxe uma grande aquisição de conhecimentos, mas, sim um aproveitamento de coisas já sabidas e um novo olhar para poderem ser aperfeiçoadas e ampliadas. (conceitos de tempo e espaço)
c) Na confecção das tarefas pude refletir e escolher o que mais preciso trabalhar e ressaltar e o que realmente atinge as minhas crianças. Uma delas foi que: o meu comprometimento com a natureza tem que ser real e os objetivos realizáveis e ponderados.(Vamos salvar as baleias).
d) Consegui através das leituras dos fóruns encontrar anseios, afirmações, negações iguais ou semelhantes às minhas, o que me fez me sentir igual a todos, não como um peixe fora d’água.
e) Senti o valor de poder partilhar ou de expor os meus sentimentos e as minhas opiniões no blog e ser aceita nelas, independente de ser ou não o mais correto de acordo com as exigências (fui avisada que algumas reflexões não seriam válidas).
f) Ao ter que refazer o meu PIE tive oportunidade de analisar profundamente as reações dos meus alunos, quanto a acertos e erros das atividades e foi com a vibração deles que me decidi pela matemática, cheguei à conclusão que vibram por ser sempre uma resposta exata, eles estão vivendo o acerto rápido.
g) Como já coloquei em um momento no meu blog. A disciplina de matemática nos trouxe muita busca de atividades, mas pessoalmente tinha outras expectativas que era talvez acrescentar algum detalhe que muitas vezes fazem a diferença em um aprendizado. Mas como foram muitas as atividades e obviamente não consegui olhar as atividades das colegas, talvez esteja aí o que esperava encontrar. E minha grande esperança é poder utilizar brevemente o laboratório em minha escola para trabalhar com o proposto nos desafios da disciplina.



domingo, 22 de junho de 2008

PRIMEIRAS REFLEXÕES FINAL DO SEMESTRE


REFLEXÕES SOBRE O FINAL DO SEMESTRE

Como de hábito, mesmo sem haver o pedido, gosto de fazer as minhas reflexões sobre o semestre. Este ano com mais sentido, pois preciso argumentar e evidenciar o meu aprendizado e a mudança do meu olhar e do meu agir em prol do que foi ministrado a nós.

CIÊNCIAS





CIÊNCIAS


Foi nesta inter disciplina que tive o melhor ensinamento do semestre:
“Devemos nos preocupar e tomar atitudes com aquilo que está próximo a nós, aquilo que realmente vá mudar o nosso entorno e os nossos conceitos de vida”.
Com este ensinamento reformulei diversas maneiras de trabalhar, uma delas é buscar colocar no meu aluno aquilo que realmente ele é capaz de fazer e mudar no seu sai a dia. Usar exemplos da vivência pessoal deles. Porque algumas vezes fazemos parte de alguns grupos sociais diferentes temos dificuldade de entender e utilizar outra realidade.

ESTUDOS SOCIAIS



ESTUDOS SOCIAIS


Nos demonstrou a lógica correta da seqüência de aprendizagem e aquisição de conhecimentos, mas também me fez me sentir, às vezes, uma iniciante na profissão.
Mais uma vez repito, temos experiência já acumulada e espero, que como eu, todas as minhas colegas tenham o bom senso de saber qual a seqüência lógica do crescimento humano até um ser “inteiro e social”.

MATEMÁTICA


MATEMÁTICA


Minha disciplina do coração.
Apesar da inclusão de muitas atividades variadas, de muitas sugestões, algumas possíveis de uso, outras não por falta de recursos, não senti grande necessidade de tê-la tido como inter disciplina, pois da maneira como nos foi apresentada, não dirimiu dúvidas que talvez tivéssemos no esclarecimento das dúvidas dos nossos alunos, nos trouxe atividades e nos fez procurar o que podemos muito bem encontrar nos diversos livros e materiais pertinentes.
Foram muitas atividades e ao meu ver sem o proveito esperado e necessário, pois passamos o tempo todo procurando em livros o que precisávamos apresentar.

sábado, 7 de junho de 2008

PERGUNTAS



SEMINÁRIO INTEGRADOR

O tema perguntas está sendo muito interessante e me fazendo pensar muito nos diversos questionamentos que surgem durante a aula. Partindo das perguntas feitas pelos alunos quando do meu pedido, estou direcionando as respostas para que todas possam ser respondidas da melhor maneira e dentro da capacidade de cada um.
Fizemos uma mesa redonda para que eu pudesse responder (dentro do cabível) sobre a minha vida pessoal. Para eles foi a glória explorar a minha vida. E eu pude sentir como o professor é motivo de curiosidade para eles. Além das perguntas já feitas anteriormente outras apareceram.

ALEGRIA



PLANO DE ESTUDOS

Esta semana, novamente senti a vibração dos meus alunos com as conquistas que estão obtendo. Estamos trabalhando a divisão e cada acerto é um “certo” com alegria e os que, tem dificuldade ou desinteresse, buscam também acertar e entender o conteúdo. Estou conseguindo, com a busca de atividades para a disciplina, encontrar muitas outras para os conteúdos que estou desenvolvendo no momento em sala.

COLONIZAÇÃO ALEMÃ


ESTUDOS SOCIAIS

Fazer o projeto de Estudos Sociais foi um pouco complicado, pois na nossa vila existe uma mistura étnica muito grande. As entrevistas não levaram muito longe para encontrarmos uma definição sobre a maioria predominante, por isso, fui buscar conteúdos pertinentes para adaptar ao necessário. Optei por percorrer caminhos até chegar no povo que colonizou São Leopoldo. Mas valeu todo o conhecimento que eu adquiri com as crianças nas suas entrevistas.

CICLOS DA NATUREZA


CIÊNCIAS

Trabalhar com os ciclos da natureza na formulação do projeto, está sendo um verdadeiro buscar as origens e adaptar ao momento. A água antes farta e agora motivo de desespero para que a tenhamos sempre, valeu para muita pesquisa e vontade de integrar o projeto ao meu trabalho. O projeto feito não é obrigatório ser aplicado, mas com certeza no momento certo será aplicado com os meus alunos de forma integral.

FORMAS GEOMÉTRICAS


MATEMÁTICA


A disciplina além de ser a minha preferida, tem me revelado diversas maneiras de trabalhar os nossos já tradicionais e obrigatórios conteúdos. As atividades propostas nos desafios, tem acrescentado muito no meu cotidiano. Principalmente as formas geométricas, na busca por atividades encontrei muita coisa que acrescentei, uma delas é a própria atividade que descrevi para a EF3.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

CERTEZAS


SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

Li o comentário sobre as minhas postagens, que nem todas seriam consideradas como argumentos e evidências, nas próximas terei todo o cuidado para fazê-las o mais corretamente possível. Mas mesmo assim continuarei postando as minhas incertezas e os meu desabafos, mesmo não sendo tão corretas tem servido muito de incentivo para mim de continuar buscando o meu caminho.