domingo, 27 de abril de 2008

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS- REFEITO



PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS – VERSÃO 2


PROJETO: A MATEMÁTICA TAMBÉM PODE ENCANTAR

Justificativa

Na disciplina de Didática da Matemática deste semestre do Curso estamos buscando atividades para mudar os conceitos e a visão sobre o estudo da matemática.
Os conteúdos desta disciplina sempre foram e são os vilões na vida dos alunos.
Muito tem que ser batalhado para que haja o real entendimento das crianças. E ontem, mais precisamente nas minhas turmas de 3ª série, atual 4º ano, introduzi a unidade de milhar, para a minha alegria pude sentir um encantamento geral e uma satisfação imensa nas atitudes das crianças e a importância do momento para eles. Acho que se sentiram adultos e sábios.
E este momento, e o que está sendo e como está sendo abordado na disciplina de matemática me fez refletir e criar este plano de estudos para manter o encantamento por algo tão temido: “a matemática”.


Objetivo geral

· Proporcionar meios, ao meu aluno, de continuar vendo e sentindo a matemática como uma fonte de encantamento para a busca e aquisição de conhecimentos necessários ao seu crescimento pessoal, social e cultural.


Objetivos específicos

Levar meu aluno a:
· Adquirir os conceitos e conhecimentos pertinentes ao aprendizado da matemática.
· Ser capaz de explorar todos os cantinhos da matemática.
· Abstrair os conceitos com exatidão.
· Manter o encantamento e a vontade de buscar mais conhecimento.
· Desmistificar o vilão.
· Querer sempre mais trabalhar com a disciplina.



Objetivo pessoal

Rever o que constitui a minha prática pedagógica e não temer a experimentação e que o encantamento deste momento evolui com a retomada da idéia que o desenvolvimento do aluno depende da minha competência profissional.


Prazo para a realização

Como é um projeto amplo e continuo deverá ser mantido durante o ano letivo para o encantamento permanente. E deve ter também o tempo necessário para que todos adquiram o entendimento da importância deste aprendizado.


Recursos utilizados

· Utilização da sala de informática
· Busca incessante de livros pertinentes, de atividades criativas e desafiadoras.
· Matérias: concretos atrativos e facilitadores.
· Pesquisa na Internet de sites específicos da disciplina com sugestões.
· E todos aqueles que durante o projeto se tornarem pertinentes às necessidades.


Realização do projeto

A realização do projeto depende de aulas bem planejadas, ricas em exercícios criativos e prazerosos que façam com que as crianças mantenham o interesse pela aquisição do conhecimento.
Como são conteúdos obrigatórios dos Planos de Estudo da Escola, eles precisam ser realizados, mas será, criado todo um envolvimento e uma expectativa ao seu redor para que sempre continue sendo fonte de encantamento e de anseio para a aprendizagem.
Como um ato contínuo de aprendizagem o projeto será realizado para que, a matemática, passe de monstro para fada madrinha.
Ele será realizado para que todos os envolvidos se sintam seguros na execução das atividades propostas.


Estratégias

Estratégias para a realização do projeto serão:
· Buscar o desafio para levar ao prazer da conquista.


Avaliação

A disciplina da matemática é objetiva e concreta, não permitindo erros de resposta. A matemática é uma ciência exata, por este motivo a avaliação deve ocorrer em dois momentos distintos:
* O raciocínio
* O resultado concreto
Serão estes os itens a serem considerados como avaliativos, mas para manter e encantamento primeiramente o raciocínio será considerado levando conseqüentemente ao resultado correto.


Evidências

Como meu plano propõe que continue o encantamento sentido na aprendizagem já feita, que se possa sempre ver o sorriso das crianças quando trabalharmos a disciplina.
Querer trabalhar com números, operações e todos os conteúdos pertinentes será a evidência d maior peso no meu cotidiano escolar e na execução do projeto.






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