sexta-feira, 18 de abril de 2008

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD SÃO LEOPOLDO
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV
MAGALI REGINA BORNE


PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS


Neste mundo atual, onde as mudanças sociais e culturais são intensas, a informação e a comunicação são muito importantes.
E cabe, a nós professores, procurar, acessar e utilizar adequadamente estas informações para que elas se tornem uma bagagem cultural compatível com e exercício da cidadania, da democracia e da liberdade, não podemos ficar excluídos das transformações.
E foi sentindo toda esta necessidade que busquei voltar a estudar e me aperfeiçoar e assim com esta meta faço o meu Plano Individual de Estudos.
Para tal, objetivos precisam ser traçados. E tais objetivos precisam ser criativos e ter “pé no chão”.
Foi esta convicção é que me leva a querer:
Aprender e apreciar e crescimento e o entendimento.
Adquirir segurança na minha capacidade de adquirir conhecimentos e de mudanças.
Ser capaz de explorar todos os assuntos pertinentes ao contexto.
Aprender, com mais desenvoltura, a comunicação tecnológica.
Rever o que constitui a minha prática pedagógica.
Ser sensível aos valores e tradições da sociedade, mas desenvolvendo novas maneiras de ver o mundo.
Ampliar o significado da minha aprendizagem e estabelecer pontos de referência.
Retomar a idéia que a minha competência profissional é que produz o desenvolvimento de meu aluno.
Não temer a mudança e a transformação que novos olhares trarão.
Discutir a aprendizagem visando o auxílio.
Socializar a minha aprendizagem.
Manter o firme propósito de ser professor e educador e sempre com motivação renovada.
Experimentar com convicção e segurança o novo e ter o discernimento de continuar com o que dá resultado positivo e eliminar, sem culpa, os experimentos falhos.

Para atingir os objetivos traçados e discutidos tenho como primeiro recurso a leitura constante de livros e textos pertinentes ao que desejo saber no momento.
Ter a Internet e a pesquisa como aliada constante na busca da modernização.
Os cursos, seminários e encontros sempre acrescentaram muito e pretendo que isto continue, só que hoje serão escolhidos com mais objetividade.
Não vou colocar prazos para que eu consiga alcançar os meus objetivos, pois as mudanças são muito rápidas e constantes, mas o empenho de acompanhá-las é que será redobrado.
Tenho em mente que nem sempre o objetivo proposto tem solução completa, mas sim sugestões para enriquecer a proposta.
E lembrando Piaget com sua teoria psicogenética concluímos que a aprendizagem inclui a capacidade de gerar novas conclusões a partir da compreensão conquistada e organizar o aprendizado em um sistema lógico, utilizando os conhecimentos adquiridos para a resolução dos problemas apresentados.
Para finalizar acredito que a análise do contexto é a metodologia de ensino mais indicada e que nos formula um convite à exploração e a descoberta.
Nas minhas reflexões da primeira atividade desta disciplina, salientei que muito aprendemos e muito aprenderemos no passar deste curso, mas que não podemos, em hipótese alguma, dispensar os anos de experiência e a bagagem cultural de cada docente.
Volto a afirmar que o que quero é melhorar e modificar aquilo que achar coerente com o momento e o necessário dentro do que me sentir segura de fazer correto.
Ao ler os meus objetivos fica, caracterizado toda a minha vontade de analisar, mudar, ampliar entre outros e que a minha mente está aberta para que eu atinja o esperado.

0 Comments: