UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD SÃO LEOPOLDO
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV
MAGALI REGINA BORNE
PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS
Neste mundo atual, onde as mudanças sociais e culturais são intensas, a informação e a comunicação são muito importantes.
E cabe, a nós professores, procurar, acessar e utilizar adequadamente estas informações para que elas se tornem uma bagagem cultural compatível com e exercício da cidadania, da democracia e da liberdade, não podemos ficar excluídos das transformações.
E foi sentindo toda esta necessidade que busquei voltar a estudar e me aperfeiçoar e assim com esta meta faço o meu Plano Individual de Estudos.
Para tal, objetivos precisam ser traçados. E tais objetivos precisam ser criativos e ter “pé no chão”.
Foi esta convicção é que me leva a querer:
Aprender e apreciar e crescimento e o entendimento.
Adquirir segurança na minha capacidade de adquirir conhecimentos e de mudanças.
Ser capaz de explorar todos os assuntos pertinentes ao contexto.
Aprender, com mais desenvoltura, a comunicação tecnológica.
Rever o que constitui a minha prática pedagógica.
Ser sensível aos valores e tradições da sociedade, mas desenvolvendo novas maneiras de ver o mundo.
Ampliar o significado da minha aprendizagem e estabelecer pontos de referência.
Retomar a idéia que a minha competência profissional é que produz o desenvolvimento de meu aluno.
Não temer a mudança e a transformação que novos olhares trarão.
Discutir a aprendizagem visando o auxílio.
Socializar a minha aprendizagem.
Manter o firme propósito de ser professor e educador e sempre com motivação renovada.
Experimentar com convicção e segurança o novo e ter o discernimento de continuar com o que dá resultado positivo e eliminar, sem culpa, os experimentos falhos.
Para atingir os objetivos traçados e discutidos tenho como primeiro recurso a leitura constante de livros e textos pertinentes ao que desejo saber no momento.
Ter a Internet e a pesquisa como aliada constante na busca da modernização.
Os cursos, seminários e encontros sempre acrescentaram muito e pretendo que isto continue, só que hoje serão escolhidos com mais objetividade.
Não vou colocar prazos para que eu consiga alcançar os meus objetivos, pois as mudanças são muito rápidas e constantes, mas o empenho de acompanhá-las é que será redobrado.
Tenho em mente que nem sempre o objetivo proposto tem solução completa, mas sim sugestões para enriquecer a proposta.
E lembrando Piaget com sua teoria psicogenética concluímos que a aprendizagem inclui a capacidade de gerar novas conclusões a partir da compreensão conquistada e organizar o aprendizado em um sistema lógico, utilizando os conhecimentos adquiridos para a resolução dos problemas apresentados.
Para finalizar acredito que a análise do contexto é a metodologia de ensino mais indicada e que nos formula um convite à exploração e a descoberta.
Nas minhas reflexões da primeira atividade desta disciplina, salientei que muito aprendemos e muito aprenderemos no passar deste curso, mas que não podemos, em hipótese alguma, dispensar os anos de experiência e a bagagem cultural de cada docente.
Volto a afirmar que o que quero é melhorar e modificar aquilo que achar coerente com o momento e o necessário dentro do que me sentir segura de fazer correto.
Ao ler os meus objetivos fica, caracterizado toda a minha vontade de analisar, mudar, ampliar entre outros e que a minha mente está aberta para que eu atinja o esperado.