domingo, 27 de abril de 2008

DECEPÇÃO









SEMINÀRIO INTEGRADOR IV


Foi a minha grande decepção pessoal desta semana. O meu Plano Individual de Estudos estava errado. Tive que refazê-lo completamente. Espero que agora certo.
Devido ao grande número de alunas que tiveram que refazer o trabalho ficou evidente que ao ser proposta a atividade houve algum detalhe que faltou se explicado.

RIO GRANDE DO SUL



ESTUDOS SOCIAIS

As atividades propostas pela disciplina estão me fazendo estudar novamente coisa que adormeceram na minha memória. Foi muito bom realizar o trabalho de busca de situações desafiadoras do RS. É bom rever fatos.

BALANCE



O filme Balance, balançou com a minha visão de desequilíbrio ambiental, como detalhes, as vezes tão perto e tão pequenos conseguem trazer tanto significado aos acontecimentos mundiais.

ENCANTAMENTO




MATEMÁTICA

Nesta semana pude confirmar, quanto o bom planejamento e a segurança das atitudes tem resultado significativo na aprendizagem. Utilizando idéias das atividades propostas na disciplina consegui fazer o meu aluno se encantar com o que estava aprendendo e fazendo.

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS- REFEITO



PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS – VERSÃO 2


PROJETO: A MATEMÁTICA TAMBÉM PODE ENCANTAR

Justificativa

Na disciplina de Didática da Matemática deste semestre do Curso estamos buscando atividades para mudar os conceitos e a visão sobre o estudo da matemática.
Os conteúdos desta disciplina sempre foram e são os vilões na vida dos alunos.
Muito tem que ser batalhado para que haja o real entendimento das crianças. E ontem, mais precisamente nas minhas turmas de 3ª série, atual 4º ano, introduzi a unidade de milhar, para a minha alegria pude sentir um encantamento geral e uma satisfação imensa nas atitudes das crianças e a importância do momento para eles. Acho que se sentiram adultos e sábios.
E este momento, e o que está sendo e como está sendo abordado na disciplina de matemática me fez refletir e criar este plano de estudos para manter o encantamento por algo tão temido: “a matemática”.


Objetivo geral

· Proporcionar meios, ao meu aluno, de continuar vendo e sentindo a matemática como uma fonte de encantamento para a busca e aquisição de conhecimentos necessários ao seu crescimento pessoal, social e cultural.


Objetivos específicos

Levar meu aluno a:
· Adquirir os conceitos e conhecimentos pertinentes ao aprendizado da matemática.
· Ser capaz de explorar todos os cantinhos da matemática.
· Abstrair os conceitos com exatidão.
· Manter o encantamento e a vontade de buscar mais conhecimento.
· Desmistificar o vilão.
· Querer sempre mais trabalhar com a disciplina.



Objetivo pessoal

Rever o que constitui a minha prática pedagógica e não temer a experimentação e que o encantamento deste momento evolui com a retomada da idéia que o desenvolvimento do aluno depende da minha competência profissional.


Prazo para a realização

Como é um projeto amplo e continuo deverá ser mantido durante o ano letivo para o encantamento permanente. E deve ter também o tempo necessário para que todos adquiram o entendimento da importância deste aprendizado.


Recursos utilizados

· Utilização da sala de informática
· Busca incessante de livros pertinentes, de atividades criativas e desafiadoras.
· Matérias: concretos atrativos e facilitadores.
· Pesquisa na Internet de sites específicos da disciplina com sugestões.
· E todos aqueles que durante o projeto se tornarem pertinentes às necessidades.


Realização do projeto

A realização do projeto depende de aulas bem planejadas, ricas em exercícios criativos e prazerosos que façam com que as crianças mantenham o interesse pela aquisição do conhecimento.
Como são conteúdos obrigatórios dos Planos de Estudo da Escola, eles precisam ser realizados, mas será, criado todo um envolvimento e uma expectativa ao seu redor para que sempre continue sendo fonte de encantamento e de anseio para a aprendizagem.
Como um ato contínuo de aprendizagem o projeto será realizado para que, a matemática, passe de monstro para fada madrinha.
Ele será realizado para que todos os envolvidos se sintam seguros na execução das atividades propostas.


Estratégias

Estratégias para a realização do projeto serão:
· Buscar o desafio para levar ao prazer da conquista.


Avaliação

A disciplina da matemática é objetiva e concreta, não permitindo erros de resposta. A matemática é uma ciência exata, por este motivo a avaliação deve ocorrer em dois momentos distintos:
* O raciocínio
* O resultado concreto
Serão estes os itens a serem considerados como avaliativos, mas para manter e encantamento primeiramente o raciocínio será considerado levando conseqüentemente ao resultado correto.


Evidências

Como meu plano propõe que continue o encantamento sentido na aprendizagem já feita, que se possa sempre ver o sorriso das crianças quando trabalharmos a disciplina.
Querer trabalhar com números, operações e todos os conteúdos pertinentes será a evidência d maior peso no meu cotidiano escolar e na execução do projeto.






quarta-feira, 23 de abril de 2008

NOVO POST ATIVIDADE 1


NOVO POST SOBRE A ATIVIDADE 1


Na maioria, o desenrolar dos conteúdos são enriquecedores e gratificantes. Para alguns mais que para os outros, pois cada um de nós tem o seu centro de interesses e de gosto, que busca mais aperfeiçoar.
Se, busquei uma graduação, foi com o intuito de acrescentar, por isso o meu comentário quanto às solicitações básicas.
Ex.: Uma aula inteira para passar a um professor que ele precisa iniciar as suas aulas partindo do eu da criança até o mundo. Todo o material de consulta desde que eu me tornei professora trás este detalhe, desta maneira, isto é básico. Agora, nos falar da História da Educação, desde o início, salientando o “Manifesto dos Pioneiros”, que foi um marco na Educação, isto é enriquecer, isto é tornar significativo um aprendizado para o nosso grau de experiência. Espero ter conseguido me fazer entender.
E, obrigada pelos elogios, eles são gratificantes, bem como toda a crítica construtiva. Tenho batalhado para fazer o melhor possível tudo o que me é solicitado.

sábado, 19 de abril de 2008

MUDANÇAS


SEMINÁRIO INTEGRADOR IV


Terminei e escrever o meu Plano Individual de Estudos. Ao fazer os objetivos coloquei ali a minha total vontade de mudança, são os meus argumentos para tal e espero no transcorrer do nosso curso tornar estes argumentos em evidências visíveis e proveitosas.

NOVA HISTÓRIA


ESTUDOS SOCIAIS

Nesta semana a nova atividade está trazendo a tona toda a problemática da nossa história. História esta que já comentei, foi evoluindo com os anos e novas características para a mesma história foram sendo acrescentadas.
Acredito que este assunto será muito importante para o crescimento da nossa maneira de conduzir os conteúdos necessários a cada série.

O X DA QUESTÃO



MATEMÀTICA

Ao entrarmos no assunto operações matemáticas caímos no X da questão das dificuldades de aprendizado. Estou tendo a oportunidade de ver novas maneiras de atingir o raciocínio dos meus alunos. Espero que surta o efeito esperado com as crianças.

RECURSOS


CIÊNCIAS

Os últimos recursos oferecidos pela disciplina tiveram o objetivo de abrir os nossos olhos para que pequenos detalhes e tradições nossas sirvam de ponto de partida para muitos conteúdos de ciências. A poesia de Jaime Caetano Braun, nos falando da coruja, quando o nosso assunto for animais e todo o contexto que envolve o conteúdo.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD SÃO LEOPOLDO
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV
MAGALI REGINA BORNE


PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS


Neste mundo atual, onde as mudanças sociais e culturais são intensas, a informação e a comunicação são muito importantes.
E cabe, a nós professores, procurar, acessar e utilizar adequadamente estas informações para que elas se tornem uma bagagem cultural compatível com e exercício da cidadania, da democracia e da liberdade, não podemos ficar excluídos das transformações.
E foi sentindo toda esta necessidade que busquei voltar a estudar e me aperfeiçoar e assim com esta meta faço o meu Plano Individual de Estudos.
Para tal, objetivos precisam ser traçados. E tais objetivos precisam ser criativos e ter “pé no chão”.
Foi esta convicção é que me leva a querer:
Aprender e apreciar e crescimento e o entendimento.
Adquirir segurança na minha capacidade de adquirir conhecimentos e de mudanças.
Ser capaz de explorar todos os assuntos pertinentes ao contexto.
Aprender, com mais desenvoltura, a comunicação tecnológica.
Rever o que constitui a minha prática pedagógica.
Ser sensível aos valores e tradições da sociedade, mas desenvolvendo novas maneiras de ver o mundo.
Ampliar o significado da minha aprendizagem e estabelecer pontos de referência.
Retomar a idéia que a minha competência profissional é que produz o desenvolvimento de meu aluno.
Não temer a mudança e a transformação que novos olhares trarão.
Discutir a aprendizagem visando o auxílio.
Socializar a minha aprendizagem.
Manter o firme propósito de ser professor e educador e sempre com motivação renovada.
Experimentar com convicção e segurança o novo e ter o discernimento de continuar com o que dá resultado positivo e eliminar, sem culpa, os experimentos falhos.

Para atingir os objetivos traçados e discutidos tenho como primeiro recurso a leitura constante de livros e textos pertinentes ao que desejo saber no momento.
Ter a Internet e a pesquisa como aliada constante na busca da modernização.
Os cursos, seminários e encontros sempre acrescentaram muito e pretendo que isto continue, só que hoje serão escolhidos com mais objetividade.
Não vou colocar prazos para que eu consiga alcançar os meus objetivos, pois as mudanças são muito rápidas e constantes, mas o empenho de acompanhá-las é que será redobrado.
Tenho em mente que nem sempre o objetivo proposto tem solução completa, mas sim sugestões para enriquecer a proposta.
E lembrando Piaget com sua teoria psicogenética concluímos que a aprendizagem inclui a capacidade de gerar novas conclusões a partir da compreensão conquistada e organizar o aprendizado em um sistema lógico, utilizando os conhecimentos adquiridos para a resolução dos problemas apresentados.
Para finalizar acredito que a análise do contexto é a metodologia de ensino mais indicada e que nos formula um convite à exploração e a descoberta.
Nas minhas reflexões da primeira atividade desta disciplina, salientei que muito aprendemos e muito aprenderemos no passar deste curso, mas que não podemos, em hipótese alguma, dispensar os anos de experiência e a bagagem cultural de cada docente.
Volto a afirmar que o que quero é melhorar e modificar aquilo que achar coerente com o momento e o necessário dentro do que me sentir segura de fazer correto.
Ao ler os meus objetivos fica, caracterizado toda a minha vontade de analisar, mudar, ampliar entre outros e que a minha mente está aberta para que eu atinja o esperado.

sábado, 12 de abril de 2008

NOSSA HISTÓRIA


SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

Ao ser proposto que fizéssemos um Plano Individual de Estudos estão permitindo a nós e nós nos permitindo buscar dentro das nossas necessidades o que realmente é importante: modificar, ampliar, completar e o que realmente temos certeza que está certo. Não só na parte intelectual e profissional que precisamos ter objetivos, mas em todos os segmentos da nossa vida.
Que bom colocar no papel o que queremos e que bom que temos a oportunidade de concretizar o que almejamos.

PLANO DE ESTUDOS


SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

Ao ser proposto que fizéssemos um Plano Individual de Estudos estão permitindo a nós e nós nos permitindo buscar dentro das nossas necessidades o que realmente é importante: modificar, ampliar, completar e o que realmente temos certeza que está certo. Não só na parte intelectual e profissional que precisamos ter objetivos, mas em todos os segmentos da nossa vida.
Que bom colocar no papel o que queremos e que bom que temos a oportunidade de concretizar o que almejamos.

IDÉAIS


MATEMÁTICA

As atividades de matemática tem servido de objeto para aprofundar o osso pensamento sobre as metodologias que utilizamos no nosso dia a dia. Muitas idéias estão surgindo cada vez que preciso elaborar cada nova atividade. Estão me proporcionando a análise do que e do quanto estou deixando de utilizar para o melhor aproveitamento das crianças.

CIÊNCIAS NA TV CIÊNCIAS


CIÊNCIAS

Ler os textos sugeridos de Ciências para a realização da atividade do módulo I me forneceu idéias concretas e interessantes sobre como abordar ciências em muitos conteúdos obrigatórios da disciplina na série. Utilizar a propaganda na TV com meio de abordar o assunto desejado. No trabalho sobre a dengue busquei diversas informações a partir da propaganda. Vou buscar mais no cotidiano, subsídios para as novas atividades.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

COMENTÁRIO



SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

O Seminário Integrador deste semestre começou nos dando a oportunidade de mostrar as nossas dificuldades, as nossas ansiedades quanto às atividades do semestre passado. Se todos soubermos argumentar corretamente, expondo todas os anseios, isto, evidentemente servirá de base para que novas maneiras, novos métodos sejam estudados e aplicados no decorrer do curso para que possamos adquirir os conhecimentos necessários e que todos estejam de acordo com o nosso grau de experiência e bagagem educacional.

VAMOS VER O NOSSSO PASSADO


Estudos Sociais

Lendo o texto que nos foi indicado pela disciplina podemos ver e sentir a importância de ministrar Estudos Sociais às crianças, coisa que pessoalmente também acho de grande importância, porque ninguém tem futuro, sem conhecer a sua história, o conteúdo do seu passado, o seu contexto pessoal dentro deste mundo. É uma disciplina que vai nos demonstrar muitas evidências e teremos muitos argumentos para passá-la aos nossos alunos, pois, muitos fatos que ocorrem, tanto no setor da história como da geografia que é visto, sentido e palpável ao ser humano.

O MOMENTO QUE VIVEMOS



Ciências

Esta disciplina é a mais adequada ao momento atual que vivenciamos. O estado do nosso planeta é a maior evidência possível do descaso e de que toda a argumentação que está sendo utilizada não está superando toda a falta de cuidado e responsabilidade que precisamos ter. O trabalho inicial da disciplina me fez parar e prestar muita atenção na variedade de interpretações existentes para os diversos fenômenos da natureza. Com esta análise possivelmente teremos mais clareza para buscar métodos e maneiras de tratar esta crise ambiental.

CHEGAMOS NA MATEMÁTICA



Matemática
Pela demonstração feita na primeira aula presencial da disciplina de matemática podemos prever que teremos muitas chances de aprender argumentos para tornar a matemática um atrativo para as crianças e com a aplicação das sugestões que já estão sendo ofertada as evidências apareceram logo.