Estamos trabalhando neste semestre, Linguagem e Educação, Didática e Planejamento, Educação de Jovens e Adultos e em todos os momentos os assuntos se interligam e chegamos ao mesmo momento em que precisamos relembrar as palavras de Paulo Freire “Todos precisam saber fazer a leitura do mundo, do seu mundo”. E este pensamento nos reporta não somente aos jovens e adultos, mas também às crianças com as quais trabalhamos que muitas vezes vive um totalmente alheio ao que normalmente teríamos como normal. Pensar este momento na vida de cada ser e coloca-lo como momento de aprendizagem é o que estamos nestas interdisciplinas deste semestre, elas se fundem num só pensamento.
E trabalhar Paulo Freire me reportou a minha época de “normalista”, assim éramos chamadas naquela época, quando fizemos um trabalho de campo e fomos à cidade de Camaquã apresentar as normalistas de lá, todo um projeto de como alfabetizar, segundo a idéia de Paulo Freire, partindo de um contexto mais amplo e sintetizando até chegar às palavras, sílabas e letras. Para aquela época, ensinar desta maneira era o que de mais moderno havia e eu havia feito o melhor trabalho e o apresentei. Agora novamente estudo Paulo Freire em toda o seu contexto e mais uma vez me sinto emocionada com o grande amor que ele demonstrava pela educação e o seu comprometimento para que todo o homem se torna-se um ser conhecedor e participante do mundo.
1 Comment:
E isso aí, Magali, relembrar nos ajuda e muito a criar e/ou estabelecer critérios para defender e projetar estratégias para acelerar o desenvolvimento de competências e habilidades em nós e em quem nos cerca.Nosso mundo conceitual, seja ele aqui em Sao Leopoldo ou em Camaquã, possui peculariedades diversoificadas com vários pontos em comum. Nossa historicidade nos reporta a e impulsiona a redimensionar novos conceitos e auxilia na mudança de atitude. Em que as tuas leituras tem contrbuido para acelerar aprendizado no contexto do teu aluno? Que aprendizagens ficam evidentes nesse processo? há mudanças significativas? beijitos!
Post a Comment