segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Paulo Freire


Estamos trabalhando neste semestre, Linguagem e Educação, Didática e Planejamento, Educação de Jovens e Adultos e em todos os momentos os assuntos se interligam e chegamos ao mesmo momento em que precisamos relembrar as palavras de Paulo Freire “Todos precisam saber fazer a leitura do mundo, do seu mundo”. E este pensamento nos reporta não somente aos jovens e adultos, mas também às crianças com as quais trabalhamos que muitas vezes vive um totalmente alheio ao que normalmente teríamos como normal. Pensar este momento na vida de cada ser e coloca-lo como momento de aprendizagem é o que estamos nestas interdisciplinas deste semestre, elas se fundem num só pensamento.

            E trabalhar Paulo Freire me reportou a minha época de “normalista”, assim éramos chamadas naquela época, quando fizemos um trabalho de campo e fomos à cidade de Camaquã apresentar as normalistas de lá, todo um projeto de como alfabetizar, segundo a idéia de Paulo Freire, partindo de um contexto mais amplo e sintetizando até chegar às palavras, sílabas e letras. Para aquela época, ensinar desta maneira era o que de mais moderno havia e eu havia feito o melhor trabalho e o apresentei. Agora novamente estudo Paulo Freire em toda o seu contexto e mais uma vez me sinto emocionada com o grande amor que ele demonstrava pela educação e o seu comprometimento para que todo o homem se torna-se um ser conhecedor e participante do mundo.

1 Comment:

Marga said...

E isso aí, Magali, relembrar nos ajuda e muito a criar e/ou estabelecer critérios para defender e projetar estratégias para acelerar o desenvolvimento de competências e habilidades em nós e em quem nos cerca.Nosso mundo conceitual, seja ele aqui em Sao Leopoldo ou em Camaquã, possui peculariedades diversoificadas com vários pontos em comum. Nossa historicidade nos reporta a e impulsiona a redimensionar novos conceitos e auxilia na mudança de atitude. Em que as tuas leituras tem contrbuido para acelerar aprendizado no contexto do teu aluno? Que aprendizagens ficam evidentes nesse processo? há mudanças significativas? beijitos!