segunda-feira, 2 de novembro de 2009

CONCLUSÕES SOBRE A DANÇA



     Quando escolhemos a dança como tema gerador do nosso PA tínhamos certezas e dúvidas quanto a nossa percepção sobre ela.

     Com a busca de dados conseguimos ampliar, e muito, toda a nossa visão sobre o assunto e nos encantar cada vez mais de como esta arte está ligada a nossa saúde física e mental.

     A dança tem uma história milenar que vem sendo acrescida de ritmos e modalidades com o passar do tempo.

     Conseguimos com as nossas pesquisas ter mais certeza das nossas certezas que já eram:

     A dança:

     * É benéfica para a mente e para o corpo.

     * É entretenimento.

     * Traz emoções.

     * Encanta.

     * Desperta a criatividade

     * Faz parte da cultura de um povo.

     Conseguimos também terminar com as nossas dúvidas quanto a trazer benefícios, pois médicos, psicólogos e profissionais da saúde afirmam os grandes resultados obtidos através da dança.

     Outras dúvidas quanto a sermos felizes, depende de cada um, mas como podemos constatar pelo que diz o fisioterapeuta Rodrigo Milano:"a dança libera endorfina que é o hormônio da felicidade" é possível afirmar a questão acima. Quanto às mulheres gostarem mais é sabido que a dança surgiu da necessidade de o ser humano colocar para fora suas emoções e as mulheres são mais abertas para revelar o seu interior.

     Quando a dança começa a fazer parte do cotidiano de cada um a sua história passa também a fazer parte dos interesses dos "dançarinos"! Neste momento precisamos dividir estes dançarinos em dois grupos:

     * Os que utilizam a dança como fonte de entretenimento, para postura ou para vencer a timidez.

     * Os que a utilizam como profissão e estudo.

     Pois a cada grupo os interesses serão diferentes, cada um procura o conhecimento sobre a dança com mais ou menos profundidade.

     Para completar podemos simplesmente dizer que ao dançar explodem as emoções vindas de todas as partes do nosso corpo. E como cada ser tem o seu emocional diferente um do outro muitas emoções diferentes são proporcionadas e em diferentes aspectos:  juntos - separados

                                                              homens - mulheres

                                                              jovens - adultos - idosos

                                                              tímidos - extrovertidos

                                                              profissionais - amadores

                                                              sadios - doentes

     Todos têm como encontrar algum benefício com a dança. Se não a podem executar resta a alegria de visualizá-la.

     Para comprovar temos três depoimentos:

      * Santo Agostinho:

       "_ Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança! Ser humano aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você."

    A citação de Santo Agostinho comprova que não é de hoje que a dança seduz gerações.

    * Cláudia Fonseca- fisiatra- presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação:

    Revela que a medicina recomenda a dança, justamente por ser uma atividade extremamente prazerosa e capaz de proporcionar um condicionamento físico muito bom. A médica enumera os benefícios: melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminui a pressão arterial, melhora a circulação periférica, perda calórica, fortalecimento muscular, proteção das articulações, atenua as dores e pode prevenir problemas futuros posturais e de artrose. "Sem contar os efeitos psicossociais, já que possibilita um aumento do convívio social, podendo ajudar a desinibir, além de relaxar".

     *Phelipe Janning - jornalista e bailarino:

     Pra mim... Muitas coisas, a primeira foi paixão, essa coisa visceral que eu sempre busquei na dança, algo que de tão verdadeiro veio tão fácil pra fora... me proporciona disciplina, concentração, vontade de brincar, de ser feliz, de ser criança, de me exibir, de descobrir coisas guardadas dentro do nosso "corpicho", de ser quem sou, como sou.

 


1 Comment:

Marga said...

A dança, integra, inclui, liberta, amplia horizontes. Aprendemos a nos conhecer e nos permitimos inovar, experienciar coisas novas e agradáveis. envolvente e instigante a síntese apresentada, contudo,de posse de todas essas certezas, é possivel inserir a dança como conceito na sala de aula? O projeto concilia conteúdos a qualquer faixa etaria? Enfim, como aplicar?