domingo, 4 de outubro de 2009

EJA


            Esta parte do texto de Regina Hara:

“A alfabetização é um processo que leva ao domínio do código escrito; os estudos psicolinguísticos mostram que há etapas cognitivas que o sujeito do processo passa para construir o domínio do código escrito. O homem, sujeito de sua aprendizagem, constrói seus conhecimentos nos diferentes momentos da vida e nas diferentes situações que vivencia, a escrita é um desses conhecimentos. Inscrita na leitura do mundo, a leitura da palavra é um de seus aspectos; a proposição para a construção da leitura da palavra segue o mesmo conceito da leitura do mundo, enquanto conduta de aproximação do objeto. Diferencia-se exatamente na eleição do objeto: o código escrito.

Dominar o código escrito não é o resultado mecânico de treinamentos de habilidades e coordenações. Entender a escrita como um sistema de representações que se construiu socialmente na história do homem e saber que seu domínio é um processo cognitivo nos obrigam a pensar esse objeto quando nos dispomos a atuar como alfabetizadores. A pensá-lo não apenas como usuários, mas compreendendo sua estrutura e o alcance de sua função social.”

            Retrata bem o que precisamos atingir quando falamos de EJA.

            È muito diferente construir o conhecimento da leitura e da escrita em seres que já tem a sua trajetória, suas vivências e experiências e que somente não tiveram a oportunidade para tal

 

5 Comments:

Marga said...

Oi Magali, abençoada!

As diferenças trazem o desafio da descoberta! Até pode ser mais trabalhoso desenvolver a alfabetização com um público que agrega historicidade a busca de saberes que a nós parecem tao óbvios. Há muiitos adultos que nao decoficam a escrita , no entanto dominam uma leitura de mundo que nos instigam a querer aprender mais e mais e mais....Se tu nao experimentastes ainda essa tarefa, convido a te organizares e adentrar a um universo imensamente encantador, assim logo terei acesso a textos grandiosamente intensos e carregados de emoção , equiparando-se a teóricos conhecidos e que a Universidade nos contempla com tamanha intimidade pelo mundo dos letrados!

Marga said...

e mais...escritos por ti!
abraços!!!

Marga said...

e mais...escritos por ti!
abraços!!!

Luciane Machado said...

Magali, boa postagem, complemento com falas do autor Paulo Freire que diz: a alfabetização de adultos voltada para leiura crítica do mundo, resgatando na alfabetização as experiências de vida dos alunos.Bjs Lú.

Leonardo Porto said...

Prezada Margarete,

as suas postagens estão com uma boa periodicidade, mas quero lhe lembrar das regras das postagens do blog do portfólio:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.
2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.
3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.
4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.
5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?
6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;
7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.