domingo, 25 de abril de 2010

POSTAGEM SEMANAL



Ao ter que aprofundar o meu Projeto de Estágio também aprofundei as minhas reflexões e procurei de maneira mais sólida analisar a minha turma diante da visão destes estudiosos e pensadores que optei por seguir o meu pensamento e ação no estágio.

            Para Vygotski e ser humano não nasce pronto e a influência do meio que o constrói e para Freire o importante é a leitura do mundo que prevalece, a leitura do seu mundo.

            Fiquei meditando sobre os meus alunos, as suas vidas. Tenho crianças cuja mãe está presa por tráfico de drogas, está sendo criada pela tia. Outra foi colocada de volta na escola pelo Conselho Tutelar, obrigado. Outra com comprometimento (caso de inclusão) foi abandonada pela mãe e uma pessoa boa a cria como filha. Recebi esta semana uma menina que a coisa de quinze dias teve a mãe brutalmente assassinada e que está sob responsabilidade da avó.  Entre outros acontecimentos que não chegaram ao meu alcance, cada um com uma história de vida e infelizmente muitos com uma triste história de vida.

            Esta busca me fez tomar a decisão de utilizar sim meios de obtenção de conhecimentos através das suas realidades, mas fazê-lo de maneira que os assuntos reais fiquem um pouco esquecidos para que possam ser felizes nestes momentos e que tenham prazer em algumas coisas. Por este motivo considerei agradável a minha escolha do tema animais para o desenvolvimento do trabalho, pois todos gostam de animais. Exemplo disso é que consigo ver alegria nos olhinhos deles quando falamos do Rodolfo nosso mascote e todos os assuntos provocam grande interesse.

            Também estou sentindo que falar sobre animais está permitindo que muitos desenvolvam o prazer de falar e não só de ouvir, estou fugindo de ser somente um depositante de conhecimento e as crianças um depositário, estão gostando de interagir, pois podem demonstrar que também tem conhecimentos a serem partilhados.


1 Comment:

Marga said...

Magali, o que tu entendes por "Ilha"? talvez tu tenhas aprendido como eu que Ilha é uma porção de terra cercada por água. Metaforicamente a Escola pode ser considerada como uma ilha? Bem, se assim pudesse ser considerada, será que as histórias, tristes ou não que cada criança carrega como bagagem singular e que nos traz, não seriam elementos para que a Escola se tornasse um porto, livre das intempéries ou que pelo menos atenda as necessidades desse aluno, criando perspectivas de um futuro diferente? o tema que escolheste é maravilhoso, haja visto a identidade que os pequenos têm com esse universo. Sucesso na tua ideia. Ficamos no aguardo do retorno, no relato do que a turma aprendeu, do cada um relacionou com sua própria história, e assim evidenciar a conexão que a ilha desenvolve com o que a rodeia.